COIMBRA,5 de Março de 2024

Núcleo Regional do Centro da LPCC promove curso para profissionais do exercício

28 de Dezembro 2023 Rádio Regional do Centro: Núcleo Regional do Centro da LPCC promove curso para profissionais do exercício

“Promoção do exercício físico em doentes oncológicos” é o curso de formação que a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro irá realizar já no início do próximo ano. Assim, nos dias 26 e 27 de Janeiro e 2 e 3 de Fevereiro, a acção decorrerá em formato presencial, na sede da instituição, em Coimbra. A formação é de inscrição gratuita, mas obrigatória, e terá a duração de 28 horas.

O curso de formação dirigido a profissionais do exercício, nomeadamente licenciados em Ciências do Desporto, Desporto, Educação Física e Fisioterapia.

O curso “Promoção do exercício físico em doentes oncológicos”, com uma duração total de 28 horas, tem como principais objectivos: promover conhecimentos na temática da doença oncológica, epidemiologia, causas e factores de risco; contribuir para uma compreensão dos aspectos envolvidos na promoção da saúde, prevenção primária e secundária do cancro, fomentando um papel activo no controlo da doença oncológica; contribuir para um melhor conhecimento e esclarecimento sobre as implicações físicas do cancro e em populações oncológicas específicas; reconhecer as vantagens do exercício na promoção da saúde física e mental dos doentes e sobreviventes de cancro; auxiliar na prescrição de planos de treino adaptados e individualizados à população oncológica; dotar os formandos de competências para uma supervisão adequada dos planos de exercício prescritos e implementados junto de doentes e sobreviventes de cancro.

A prática de exercício físico tem vindo a ser recomendada em populações clínicas específicas, designadamente em doentes oncológicos, existindo evidências robustas de que pode ser benéfica, enquanto terapia coadjuvante, no atenuar dos efeitos adversos relacionados com o cancro. Adicionalmente, o exercício físico ajuda na reabilitação física e emocional do doente ao longo de toda a trajectória da doença e no retomar de uma vida activa, para além de diminuir o risco de recidiva e aumentar a sobrevida de sobreviventes de cancro, conforme apontado por alguns estudos.

A formação na área do exercício físico e cancro revela-se, assim, essencial para promover, nos directores técnicos e técnicos do exercício físico, competências particulares de intervenção junto dos doentes e sobreviventes de cancro, de modo a auxiliar o planeamento e prescrição de planos de exercício individualizados e adaptados às dificuldades específicas dos utentes, bem como uma adequada supervisão da sua aplicação.

O curso “Promoção do exercício físico em doentes oncológicos” será leccionado por especialistas nas principais áreas abordadas nos módulos da formação. As inscrições (gratuitas, mas obrigatórias) e os conteúdos programáticos estão disponíveis no site da LPCC em www.ligacontracancro.pt/exercfisic.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM