COIMBRA,5 de Março de 2024

Novos mini-autocarros eléctricos dos SMTUC já circulam em Coimbra

11 de Janeiro 2024 Rádio Regional do Centro: Novos mini-autocarros eléctricos dos SMTUC já circulam em Coimbra

Os novos mini-autocarros eléctricos adquiridos pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através de uma candidatura dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), já se encontram em circulação.

Os 12 novos mini-autocarros eléctricos são parte integrante de um conjunto de 22 autocarros eléctricos, sendo 10 de tamanho padrão e 12 mini-autocarros, todos com os seus respectivos sistemas de carregamento. A aquisição, com um investimento total de 8,8 milhões de euros (IVA incluído), visa modernizar a frota dos SMTUC, promovendo veículos mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.

A vereadora da Mobilidade e Transportes, Ana Bastos, anunciou a novidade durante a apresentação da nova Máquina Automática de Venda e Carregamento e da plataforma digital de carregamento de passes, realizada em 5 de Janeiro na Estação de Coimbra-B.

Os mini-autocarros eléctricos já iniciaram as operações em 8 de Janeiro, e os restantes 10 veículos eléctricos devem estar prontos em breve.

A operação foi aprovada na reunião de Câmara em 17 de Outubro, envolvendo a compra de 10 viaturas de 12 metros da empresa Carbus – Veículos e Equipamentos, S.A, e 12 autocarros eléctricos de sete metros da empresa Oceântia, Lda. A Câmara Municipal contribuiu com 2,4 milhões de euros, enquanto os restantes 6,4 milhões de euros foram financiados por fundos comunitários.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM