COIMBRA,24 de Maio de 2024

Noite Europeia dos Investigadores junta Ciência, Tecnologia e Arte

29 de Setembro 2023 Rádio Regional do Centro: Noite Europeia dos Investigadores junta Ciência, Tecnologia e Arte

Esta sexta-feira, 29 de Setembro, a Fábrica Centro Ciência Viva e a Universidade de Aveiro voltam a associar-se à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que procura aproximar a ciência e os investigadores do público em geral. Um evento gratuito para todas as idades, que vai juntar Ciência, Tecnologia e Arte.

É já esta sexta-feira que a Fábrica Centro Ciência Viva será, em Aveiro, o palco daquele que é considerado o maior evento europeu de celebração da Ciência e da sua relação com a sociedade. Com entrada livre, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos e famílias, decorre na Fábrica Centro Ciência Viva e no espaço exterior envolvente, e conta com uma programação especial das 19h00 às 24h00.

Num ambiente descontraído e informal, aberto à cidade, serão proporcionados momentos de contacto directo entre investigadores e o público participante, através de diversas actividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, exposições e a estreia de um espectáculo de Arte & Ciência. Desta forma, divulgar projectos de investigação, mostrar aos cidadãos quem são os nossos investigadores, o que os motiva e a importância do que fazem para a sociedade são os objectivos desta iniciativa celebrada à escala europeia em mais de 26 países.

O programa inicia às 19h00, e prolonga-se até às 24h00, com animação destinada aos mais pequenos (e não só), que inclui os sempre desafiantes Jogos do Hélder, insufláveis e uma performance de modelagem de balões muito original.

Das 21h00 às 24h00, decorre a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, com apresentação e demonstrações de 29 projectos de investigação inovadores desenvolvidos na Universidade de Aveiro, envolvendo a presença de cerca de 100 investigadores. Nesse mesmo horário, vão estar abertas para visita as exposições “Mãos na Massa”, “O Cancro aos olhos de um Cientista” e a exposição de fotografia “O Cancro visto ao microscópio”.

Às 22h00, tem início no auditório da Fábrica, o Espectáculo de Arte & Ciência – “A Dança da Célula e o Falatório na Cidade”, um momento único que vai reunir música, dança, ficção e ciência em palco. Com Ricardo Neves, como cientista e cantor; os Fado Malvado, na música; Madalena Alves, como bailarina, e Marta Condesso, no texto e narração.

Ao longo de todo o evento, das 19h00 às 24h00, no espaço exterior envolvente à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, haverá uma zona destinada a refeições ligeiras.

Todas as actividades da Noite Europeia dos Investigadores são gratuitas e não requerem inscrição prévia.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM