A jovem nadadora Matilde Gaspar, de 17 anos, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), alcançou um feito extraordinário no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down, que teve lugar em Pádua, Itália, ao conquistar a medalha de prata na prova de 200 metros bruços.
Matilde, que fazia a sua estreia em competições internacionais em nome de Portugal, destacou-se na piscina ao terminar a final em 4 minutos e 46 segundos, estabelecendo simultaneamente um novo recorde nacional. Este resultado surge no final de uma temporada em que Matilde Gaspar se consagrou campeã nacional de Verão nas distâncias de 50, 100 e 200 metros bruços, bem como campeã nacional de Inverno nos 50 e 200 metros bruços.
Além da medalha de prata, a atleta da APCC também competiu nas eliminatórias dos 100 metros livres no mesmo dia. Ela irá participar em mais cinco provas ao longo do Campeonato da Europa: 50 e 100 metros bruços, 50 metros livres e 50 metros mariposa.
Matilde Gaspar é não apenas uma nadadora talentosa, mas também detentora do recorde europeu júnior nos 800 metros livres e recordista nacional nas distâncias de 50, 100 e 200 metros bruços. Desde 2016, ela representa a APCC em competições nacionais e regionais, conquistando várias medalhas ao longo desse período. A sua treinadora é Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição.
O VII Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down acontece de 3 a 10 de Setembro e faz parte dos Campeonatos Europeus da União de Desportos para Atletas com Síndrome de Down, um evento multidesportivo que abrange competições de atletismo, natação artística, ténis de mesa, judo, basquetebol e futsal.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM