Mais de 200 obras de expressão plástica de pessoas com deficiência vão estar expostas, a partir de hoje (18), no Museu PO.RO.S Portugal Romano, em Condeixa-a-Nova.
A mostra/projecto “CRIDEM”, patente até Dezembro, é composta por uma selecção de trabalhos “de maior valia artística de entre as mais de 200 obras, de várias expressões artísticas, submetidas por 68 instituições de todo o país ao concurso de carácter bienal”, explica a Câmara Municipal.
O projecto CRIDEM (Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual) nasceu em 1991 pela mão da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), com o objectivo de “ver reconhecidas as capacidades artísticas das pessoas com deficiência”.
A exposição itinerante, que já passou pelo Porto e Lisboa, é organizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a APPACDM do Porto, a Fundação Manuel António da Mota e a Fundação Montepio.
A próxima edição do “CRIDEM” está marcada para 2020.
O PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico interactivo que, tendo sido inaugurado em Maio de 2017, já recebeu 37 266 visitantes, dos quais 30 por cento são estrangeiros.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM