COIMBRA,13 de Janeiro de 2025

Museu Machado de Castro com exposição “Manuel Jardim e o Modernismo em Portugal”

6 de Setembro 2023 Rádio Regional do Centro: Museu Machado de Castro com exposição “Manuel Jardim e o Modernismo em Portugal”

O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) vai inaugurar, esta quinta-feira, dia 7 de Setembro, às 17h00, a Exposição “Manuel Jardim e o Modernismo em Portugal”.

Esta exposição assinala o centenário da morte do pintor Manuel Jardim [1884-1923], confrontando as suas criações plásticas com a de alguns dos seus contemporâneos – casos de Amadeo de Sousa-Cardoso, Guilherme de Santa-Rita, Eduardo Viana, Almada Negreiros ou Adriano de Sousa Lopes, entre outros –, alguns deles seus amigos, de modo a compreender melhor as novas e diferentes propostas estéticas da primeira geração do movimento modernista português.

A obra exposta adopta diversos formatos e temáticas – tanto nas rápidas pochades (instantâneos) a óleo, como nos numerosos estudos e desenhos anatómicos, quer a carvão, sanguínea ou pastel, nas quais o corpo humano, em especial a figura feminina, ganha um destaque particular, mas onde a natureza-morta, o retrato, a caricatura, o auto-retrato e a paisagem também aparecem –, nelas adicionando e evidenciando diversas influências artísticas, afirmando, no entanto, a singular visão plástica de Manuel Jardim no contexto da arte portuguesa do século XX.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM