COIMBRA,16 de Abril de 2024

Museu do Rabaçal mostra potencialidade do Sítio Arqueológico São Simão

12 de Abril 2018 Rádio Regional do Centro: Museu do Rabaçal mostra potencialidade do Sítio Arqueológico São Simão

Está patente no Museu do Rabaçal, até ao próximo dia 31 de Maio, a exposição temporária “Sítio Arqueológico de São Simão – Um importante achado archeológico”.  A exposição, que foi inaugurada em Abril do ano passado, já recebeu mais de 9.000 visitantes numa mostra que reúne centenas de artefactos arqueológicos.

“A exposição mostra, pela primeira vez, os materiais mais representativos encontrados durante as escavações, anteriormente apresentados em conferências e em ambiente académico, mas nunca expostos para o grande público”, refere uma nota da autarquia de Penela, salientando que “o objectivo é expor as investigações e os trabalhos realizados com os diferentes objectos encontrados e demonstrar toda a potencialidade do Sítio Arqueológico de São Simão”.

Em torno desta ideia central, são apresentados dois temas principais. O primeiro tema visa a contextualização histórica, geográfica e arquitectónica da Villa Romana de São Simão, onde se chama a atenção para os materiais da época descobertos no decorrer das escavações e, onde é possível encontrar diversos elementos relacionados com arquitectura da área urbana (mosaicos, revestimentos parietais e cerâmica de construção), assim como objectos de cerâmica utilitária, moedas e, ainda, elementos metálicos. De salientar que todos estes objectos foram alvo de intervenção de conservação e restauro no Museu da Villa Romana do Rabaçal.

O segundo grande tema dá a conhecer a Necrópole do Séc. XV, o seu enquadramento histórico e as características antropológicas da população local à época. Neste espaço é apresentado algum espólio osteológico associado à Necrópole, localizada no Sítio Arqueológico de São Simão.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM