COIMBRA,8 de Maio de 2026

Museu de Conimbriga celebra 60 anos com debate, jantar romano e teatro clássico

5 de Junho 2022 Rádio Regional do Centro: Museu de Conimbriga celebra 60 anos com debate, jantar romano e teatro clássico

Um jantar romano, um debate e a representação de uma peça de teatro clássico são algumas das iniciativas que assinalam os 60 anos do Museu de Conimbriga, em Condeixa-a-Nova, no dia 10.

“Os 60 anos são uma data bastante simbólica, vai ser um dia cheio”, disse Vítor Dias, director deste museu nacional especializado no legado da romanização, onde trabalham 32 pessoas.

Coincidindo com as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o programa inclui, às 16h00, uma comunicação por Vítor Dias subordinada ao tema “60 anos do Museu Monográfico de Conimbriga. Um caso de estudo para o futuro da arqueologia, museologia e museografia portuguesa”.

“A próxima década vai ser essencial para fazermos uma transição de recursos humanos, [designadamente] para recursos de formato mais digital”, salientou.

No entanto, Vítor Dias disse entender que “o digital não é uma panaceia” e que o processo de transição “tem de ser equilibrado”.

“Não vejo de todo o digital como uma solução para tudo”, sublinhou o arqueólogo, doutorado nesta área pela Universidade de Évora e autor de diversas publicações científicas.

Além dos diversos momentos de celebração dos 60 anos do Museu de Conimbriga, o programa visa proporcionar “uma reflexão metodológica para tentar projectar o futuro do museu”, o que, segundo o responsável, justifica a realização de um debate, às 16h15, com a participação dos arqueólogos Jorge Alarcão, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Adília Alarcão, que foi directora do museu mais de três décadas.

No âmbito do FESTEA XXIII – Festival de Teatro Clássico, a Associação Cultural Thíasos apresenta às 17h30, no peristilo do museu, a peça “O que fazer com Alceste?”, seguindo-se às 19h00, nas Termas do Sul, a ópera barroca “Il Cavalieri Bertone de Gcochi”, pela Associação Ritornello.

Para as 20h30, nas Termas do Aqueduto, está marcada a apresentação de um “produto gastronómico com inspiração em Conimbriga”, por Carolina Sena, no âmbito de um estágio orientado pelos chefes Sónia Manaia e Luís Lavrador.

Pouco depois, no mesmo espaço da antiga cidade romana, no distrito de Coimbra, começa o jantar temático, com uma “viagem gastronómica de Roma a Conimbriga”, pelos chefes João d’Eça Lima e Maria Caldeira Sousa, com a participação de alunos da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM