COIMBRA,16 de Junho de 2021

Munícipio de Penela apresenta projecto de recolha selectiva porta-a-porta

8 de Junho 2021 Rádio Regional do Centro: Munícipio de Penela apresenta projecto de recolha selectiva porta-a-porta

Foi apresentado ontem (07), na sede do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro de Penela, o projecto “PEN ECO”, uma iniciativa que promove a recolha selectiva de resíduos ao domicílio. Em simultâneo, decorreu o hastear da bandeira verde da Eco-Escolas que simboliza o reconhecimento das acções e o trabalho da escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

A cerimónia contou com a presença do vice-presidente e do vereador da Educação da Câmara Municipal de Penela, dos membros da Direcção do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, do coordenador do Projecto Eco-Escolas e da CerciPenela.

O Município de Penela, na pessoa do vice-presidente Rui Seoane, felicitou os alunos, os professores e a comunidade escolar em geral por mais um prémio conquistado da Eco-Escolas, que demonstra o papel que a Escola e os jovens têm na protecção do Planeta e na consciência das necessidades e sustentabilidade do ambiente em todos os momentos da nossa vida.

Projecto “PEN ECO”

Na mesma cerimónia foi apresentado a iniciativa “PEN ECO. Cada munícipe, após a inscrição na aplicação criada para o efeito, disponível no site https://peneco.cm-penela.pt, recebe um conjunto de contentores de 40 litros de cor correspondente ao resíduo a ser recolhido. Já os serviços, estabelecimentos comerciais e instituições (com produções inferiores a 1100 litros diários) recebem um conjunto de contentores de maior capacidade (140 litros).

Numa primeira fase, o programa irá abranger cerca de 1700 habitações de Penela, Rabaçal, Podentes, Espinhal e Cumeeira, com o objectivo de aumentar a reciclagem, sensibilizar e promover a alteração dos hábitos diários da população. O circuito de recolha será realizado pela CerciPenela, entidade externa parceira do projecto, com uma viatura eléctrica do Município.

Juntamente com esta iniciativa, a CerciPenela reforça ainda a divulgação do projeto de recolha de óleos alimentares usados que visa a sua posterior transformação em produtos de higiene e limpeza.

O projecto PEN ECO, com um investimento de cerca de 200 mil euros, é uma iniciativa do Município de Penela, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM