COIMBRA,16 de Outubro de 2021

Município de Anadia distinguida com Bandeira Verde ECO XXI

24 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: Município de Anadia distinguida com Bandeira Verde ECO XXI

O Município de Anadia conquistou, uma vez mais, o galardão Bandeira Verde Eco XXI 2021. A distinção, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer o trabalho realizado pelos municípios em prol do desenvolvimento sustentável, foi entregue, na passada quarta-feira, 22 de setembro, numa cerimónia que decorreu em Santo Tirso.

O Município recebeu ainda uma Menção Honrosa, no âmbito do projeCto “O Mar começa aqui”, no qual estiveram envolvidas 11 escolas do concelho. A iniciativa “O Mar Começa Aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, e da qualidade da água doce e salgada em particular.

O Município de Anadia salienta que, desde 2015, “tem vindo a traçar um caminho de grande sustentabilidade, apostando em várias políticas ambientais e na promoção de boas práticas, o que se tem refletido na pontuação que tem vindo a obter, ao longo destes anos, por parte da ABAE”.

O ECO XXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspectos: a educação no sentido da sustentabilidade e a
qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território. Ao aferir a qualidade do desempenho do município, o ECO XXI constitui-se ainda como uma ferramenta de gestão interna, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM