COIMBRA,17 de Julho de 2024

Município da Figueira da Foz celebra centenário de Eduardo Lourenço

17 de Setembro 2023 Rádio Regional do Centro: Município da Figueira da Foz celebra centenário de Eduardo Lourenço

No próximo dia 28 de Setembro, pelas 21h30, o Auditório Madalena Biscaia Perdigão, no âmbito das «5as. de Leitura», será palco de uma celebração ao centenário do nascimento de Eduardo Lourenço. Este ilustre pensador, professor, escritor, ensaísta e filósofo, é unanimemente reconhecido como um dos maiores vultos da cultura portuguesa contemporânea, deixando um legado na reflexão sobre a identidade e o destino de Portugal.

A sessão, moderada pela professora e crítica literária Teresa Carvalho, contará com a presença de distinguidos convidados: Guilherme d’ Oliveira Martins, ensaísta, professor universitário e administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian; José Carlos Seabra Pereira, professor na Faculdade de Letras de Coimbra e na Universidade Católica, coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos; director da revista Estudos – CADC, e director do Secretariado Nacional para a Pastoral da Cultura de Portugal; e Helena Rafael, editora na Gradiva, que acompanhou e publicou inúmeros trabalhos de Eduardo Lourenço.

Nascido em São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, a 23 de Maio de 1923, Eduardo Lourenço faleceu no dia 1 de Dezembro de 2020, aos 97 anos. Ao longo da sua vida, Eduardo Lourenço destacou-se como uma figura incontornável no pensamento, cultura e na vida do país. Desde os anos 40 do século passado, influenciou profundamente o panorama cultural português, sendo discípulo do figueirense professor doutor Joaquim de Carvalho e contribuiu para a fundação e colaboração na revista Vértice, além dos debates do neorrealismo.

Nos últimos anos, Eduardo Lourenço foi agraciado com inúmeras distinções, entre as quais se destacam o Prémio Camões (1996), a Ordem de Mérito pelo Governo francês (1996), a Ordem das Artes e Letras pelo Governo francês (2000) e o Prémio Vergílio Ferreira da Universidade de Évora (2001).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM