COIMBRA,16 de Junho de 2024

Mostra de Doçaria de Coimbra com meia centena de doceiros de Portugal e Espanha

8 de Fevereiro 2024 Rádio Regional do Centro: Mostra de Doçaria de Coimbra com meia centena de doceiros de Portugal e Espanha

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra regressa nos dias 9 e 10 de Março, promovendo uma fusão única entre tradição e inovação. O evento, que ocorrerá no Convento São Francisco, marca o seu décimo terceiro ano de existência com uma programação repleta de novidades e experiências sensoriais.

Um dos pontos altos da programação artística é o concerto inédito do aclamado artista Buba Espinho, que reunirá um grupo coral alentejano ao Coro das Mulheres da Fábrica. Além disso, a peça “Comer com os Olhos” de Giacomo Scalisi, com texto de Afonso Cruz, e o showcooking dinamizado por Joana Barrios prometem deliciar os participantes com uma fusão de arte e gastronomia.

Promovida pela Câmara Municipal de Coimbra em colaboração com a Associação de Doceiros de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a Mostra estará aberta ao público no sábado, dia 9 de Março, das 14h00 às 22h00, e no domingo, dia 10, das 10h00 às 20h00. Com a participação de 47 doceiros nacionais e internacionais, o evento oferecerá aos visitantes a oportunidade de apreciar uma variedade de sabores e iguarias únicas.

Após o sucesso das edições anteriores, a organização da mostra continua a apostar no crescimento e na promoção do encontro entre a tradição e a modernidade, expandindo a iniciativa para outros espaços do Convento São Francisco.

No domingo, dia 10, o evento presta uma homenagem aos 50 anos do 25 de Abril com o evento “Doces Proibidos”, que combina a leitura de poemas com um workshop de chocolate, onde os mestres chocolateiros do Centro Cavalo Azul partilharão a confecção do bombom “Sabor da Liberdade”.

Para as famílias, a Livraria Bruaá dinamizará “Doces Contos”, com a narração de contos relacionados com a temática dos doces, seguido de uma actividade de confecção de arroz-doce em conjunto com a Confraria do Arroz-Doce, no Café-Concerto. No espaço da Praça do Restaurante, o Conservatório de Música de Coimbra apresentará “Há Sons na Cozinha”, com o Ensemble de Percussão, enquanto na Capela da Venerável Ordem Terceira será realizado um singular espectáculo de Serenata Coimbrã.

As iniciativas da XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra são de entrada livre, com excepção da peça “Comer com os olhos” e do concerto de encerramento, para os quais os bilhetes já se encontram disponíveis. O evento decorrerá entre as 14h00 e as 22h00 de sábado, dia 9, e entre as 10h00 e as 19h00 de domingo, dia 10, no Convento São Francisco.

Esta edição, que se propõe a ir além das fronteiras tradicionais, incentivando a exploração de diferentes espaços do Convento São Francisco, promete ser um verdadeiro banquete para os amantes da doçaria e da cultura. Com entrada livre na maioria das actividades, a Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea é um convite aberto a todos os que desejam descobrir e saborear os melhores doces de Portugal e além-fronteiras.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM