COIMBRA,18 de Julho de 2024

Montemor-o-Velho inaugura Centro de Ideias para potenciar criatividade e inovação

3 de Julho 2024 Rádio Regional do Centro: Montemor-o-Velho inaugura Centro de Ideias para potenciar criatividade e inovação

O Centro de Ideias – Cowork Lab, inaugurado esta terça-feira em Montemor-o-Velho, vai ser ocupado por “quem quer fazer algo pelo concelho”, potenciando a criatividade e a inovação, afirma o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão.

“Espero que, de hoje em diante, este seja um espaço de criação, de surgimento de novas empresas, novos projetos de inovação e, sobretudo, de uma nova dinâmica para Montemor-o-Velho”, referiu.

O edifício que acolhe o Centro de Ideias – Cowork Lab já serviu de Biblioteca Municipal, de apoio ao Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC) e também como posto da GNR.

A reabilitação do edifício representou um investimento global de cerca de 600 mil euros, que contou com uma comparticipação de 400 mil euros de fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional do Centro, no eixo prioritário “Afirmar a sustentabilidade dos territórios (CONSERVAR)”.

“O equipamento [no valor de aproximadamente 100 mil euros] foi colocado às custas da Câmara Municipal, por entendermos que devíamos ser livres”, sublinhou o presidente, acrescentando que “este espaço de ‘coworking’ não é só para potenciar empresas, mas também projectos e ideias”.

Segundo o autarca, neste espaço vai privilegiar-se a escolha de quem desenvolva e dê “um ‘plus’ a Montemor-o-Velho”.

“Prefiro ter projectos e ideias neste espaço: se quiser teletrabalho fico logo com o espaço todo ocupado, pois há muita procura para isso. Mais vale uma empresa que incube aqui, do que alguém que esteja cá e não produza nada para Montemor-o-Velho”, justificou.

O Centro de Ideias – Cowork Lab, situado na Rua Doutor José Galvão, “uma das ruas nevrálgicas de Montemor-o-Velho”, manteve a sua traça exterior, enquanto o interior do edifício sofreu profundas obras de reabilitação.

Com a demolição e a criação de uma nova estrutura interior, o edifício conta agora com salas de trabalho em espaço aberto, três salas de reuniões, uma receção e instalações sanitárias nos três pisos do edifício.

No primeiro piso estarão disponíveis cinco secretárias para ‘cowork’ (distribuídas nas duas salas que irão acolher os serviços municipais de cultura).

Já o primeiro piso contará com 10 secretárias para ‘cowork’ em espaço aberto, enquanto o segundo piso reunirá mais 12 secretárias.

A intervenção permitiu ainda criar um espaço de apoio com copa e sala polivalente que pode ser convertida num espaço para receber temporariamente exposições artísticas ou apresentações de produto.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM