COIMBRA,14 de Junho de 2024

Miranda do Corvo: Reclamação assegura horário do Centro de Saúde

26 de Julho 2019 Rádio Regional do Centro: Miranda do Corvo: Reclamação assegura horário do Centro de Saúde

A colocação de um enfermeiro em regime de avença e de um vigilante vão assegurar a abertura do Centro de Saúde de Miranda do Corvo até às 20h00, impedindo a redução do funcionamento.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro informa ter solicitado “autorização prévia para contratação de um enfermeiro em regime de avença, para obviar (…) situações de doença por parte do pessoal de enfermagem”.

Na segunda-feira, será colocado um vigilante na Unidade de Saúde Familiar (USF) Trilhos Dueça, para “garantir a segurança dos profissionais e dos utentes”, adianta a ARS.

“Estando garantidas estas condições, o horário normal de funcionamento da USF mantém-se, como habitualmente, até às 20h00”, esclarece.

Ontem, a Câmara de Miranda do Corvo disse que pediu a intervenção da ministra da Saúde, Marta Temido, lamentando que a falta de enfermeiros e um profissional de segurança tenha levado esta USF do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte a reduzir o horário de funcionamento a partir hoje, dia em que passaria a encerrar às 18h00, duas horas mais cedo do que habitualmente.

O Centro de Saúde de Miranda do Corvo inclui duas unidades funcionais: a USF Trilhos Dueça, com 9 410 utentes inscritos, e uma Unidade dos Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), localizada em Semide, com 2 482 inscritos.

“Reconhece-se a carência de enfermeiros, que (…) será suprida com a contratação de um enfermeiro”, refere a ARS, salientando que “a totalidade dos utentes do Centro de Saúde tem médico atribuído”.

No Centro de Saúde, trabalham oito médicos, oito enfermeiros e cinco administrativos, além de quatro médicos internos de especialidade de Medicina Geral e Familiar.

Dos oito enfermeiros, seis prestam serviço na USF. Destes, uma enfermeira está com horário reduzido por licença de amamentação, um encontra-se de baixa médica e mais uma enfermeira vai entrar igualmente de baixa no dia 01 de Agosto, de acordo com a ARS.

Jornal Campeão das Províncias

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM