O Executivo de Miranda do Corvo aprovou, hoje (19), a celebração de contratos interadministrativos de delegação de competências com todas as juntas de freguesia do concelho, medida que se for aprovada, em Assembleia Municipal, irá representar um investimento superior a 356 000 euros.
Todas as juntas e união de freguesias “terão de apresentar um mapa com os investimentos a realizar”, sendo que, neste documento, “cada autarquia deverá anexar uma ficha de obra onde tem de constar nota justificativa e previsão orçamental descritiva”, informou o Executivo.
Cada Junta de Freguesia deverá identificar as obras prioritárias, para as quais a Câmara irá ceder apoio técnico na elaboração dos projectos e respectivo acompanhamento das empreitadas. Os custos destes trabalhos serão totalmente suportados pela autarquia.
De acordo com a Câmara Municipal, “a Junta de Miranda do Corvo irá receber 137 248 euros, logo seguido da União de Freguesias de Semide e Rio de Vide com a verba de 133 360 euros”. Já as “juntas de Vila Nova e de Lamas irão receber, respectivamente, as verbas de 43 187 euros e 42 933 euros”.
“Os contratos interadministrativos são o expoente máximo da política de cooperação institucional entre o Município e as juntas de freguesia, com o objectivo de servir cada vez melhor os munícipes”, informou a autarquia.
Estes “possibilitam uma maior flexibilidade e descentralização do poder local, na medida que estes são capazes de intervir de forma rápida e próxima em cada freguesia, beneficiando as populações”, disse Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM