COIMBRA,18 de Abril de 2025

Mira à Mesa cativa pela gastronomia nos dois últimos fins-de-semana de Março

7 de Março 2025 Rádio Regional do Centro: Mira à Mesa cativa pela gastronomia nos dois últimos fins-de-semana de Março

Bruno Alcaide, João Frade, Artur Fresco, Dora Caetano, António Santos e João Zagalo

A 4.ª edição do evento gastronómico Mira à Mesa decorrerá nos dois últimos fins-de-semana de Março, nos dias 21, 22, 23 e 28, 29, 30, em 17 restaurantes e na Confraria Nabos e Companhia.

“Preservar o património cultural, gastronómico e social da região da Gândara, através da defesa de antigas receitas e sabores locais”, continua a ser um dos objectivos desta iniciativa anual, nas palavras do presidente da Câmara de Mira.

De acordo com Artur Fresco, Mira à Mesa pretende acentuar, também, “a divulgação da riqueza gastronómica e a qualidade dos produtos regionais”, assim como a “qualificação da restauração local, potenciando-a como atractivo turístico”.

Esta é, igualmente, segundo o presidente da Câmara, uma iniciativa que visa “promover Mira como destino turístico ao longo de todo o ano, particularmente em épocas de menor afluência, fora da afluência de Verão”.

Mira à Mesa foi apresentada esta sexta-feira na Casa e Cultura Gandaresa, no Seixo de Mira, enquanto decorria a preparação e a confecção de pão e de sardinha na telha, tudo em forno a lenha. Esta foi uma das formas de acentuar a gastronomia como “um património vivo e activo, capaz de unir os saberes e sabores de forma harmoniosa, proporcionando uma experiência que envolve todos os sentidos: olfato, paladar, visão e tacto”.

“A gastronomia, além de simbolizar a construção de identidades culturais, continua a ser um importante espólio cultural que oferece prazer e experiências únicas a quem a aprecia, explorando e saboreando os hábitos alimentares de uma região específica a ser uma forma de vivenciar o território, seja por turistas ou simples viajantes”, conforme salientaram Bruno Alcaide, vereador do Município, e Dora Caetano, mirense que é formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

António Santos, da ADELO, deu conta da iniciativa “A comer é que a gente se entende”, que já realizou acções junto de idosos e de crianças, a qual pretende fomentar o consumo de produtos locais, que têm mais qualidade e menor preço, proporcionando uma alimentação saudável e sustentável.

Produtos genuínos

A genuinidade dos produtos de Mira à Mesa também foi sublinhada pelo presidente da Câmara, Artur Fresco, desde o peixe fresco que sai da arte xávega até ao galo da capoeira. E para sobremesa existe o Visconde de Mira, um doce criado através de um concurso, que este ano surge também como tarte.

O convite para todos degustarem a autenticidade da gastronomia gandaresa e descobrir as tradições que fazem de Mira um destino único, passam pela oferta de pratos como sopa à camponesa, pataniscas de bacalhau com arroz de grelos, bacalhau albardado, chora, caldeirada mista, ensopado ou massada de peixe, sardinha na telha, pitéu de raia, carnes da matança, favas à gandaresa, torresmos com papas de abóbora, ossinhos com batatas e couves, entre outros pitéus.

Para além da Confraria Nabos e Companhia, nos Carapelhos, 12 restaurantes aderentes situam-se na Praia de Mira, outro na Barra de Mira e em Portomar, Leitões e Lagoa, com um em cada localidade.

A Câmara Municipal de Mira vai disponibilizar 200 vouchers nas redes sociais, cativando as famílias a deslocarem-se a este concelho durante a iniciativa que decorre nos restaurantes à sexta-feira (jantar), sábado (almoço e jantar) e no domingo (almoço).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM