COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Mercado Antigo revisita tempos ancestrais em Vila Nova de Poiares

6 de Junho 2023 Rádio Regional do Centro: Mercado Antigo revisita tempos ancestrais em Vila Nova de Poiares

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e o seu Grupo Folclórico e Etnográfico estão a promover a VIII Recriação do Mercado Antigo, durante todo o próximo fim-de-semana.

O evento terá lugar no Mercado Municipal e ao longo de todo o fim-de-semana irá proporcionar uma autêntica ‘viagem no tempo’, recuperando os costumes e tradições das gerações mais antigas.

A iniciativa arranca às 18h30 de sexta-feira, 9 de Junho, com a recriação dos habituais mercados de ‘feira’, respeitando o rigor histórico, promovendo a demonstração e negócio de produtos enquadrados nos ofícios de ‘então’ agricultor, artesão, artificies, mercador e os taberneiros (recriados nas tasquinhas gastronómicas).

Além disso, durante toda a tarde, haverá lugar para a recriação de jogos tradicionais, levada a cabo pelo Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho, e à noite, a partir das 21h, as tradicionais Marchas Populares, que contarão com a participação de 3 Marchas (Grupo Artístico de Ribeira de Frades; Cegonheira – Antanhol e do Bairro de Celas – Santo António dos Olivais).

A recriação do Mercado Antigo continua durante o dia de sábado com jogos tradicionais e, a partir das 18h, com a actuação do Grupo de Cavaquinhos “Cantares à Solta” e da Tuna de Cantares de Avô, sendo que às 20h haverá ainda a participação da Companhia de Teatro Experimental de Poiares.

A partir das 21h iniciará o XXV Festival de Folclore, onde para além do grupo anfitrião – o Grupo Folclórico e Etnográfico do Município de Vila Nova de Poiares – participam vários agrupamentos de diversos pontos do país, nomeadamente o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca (Redondo), Rancho Folclórico de Fonte Boa (Esposende), o Rancho Folclórico de Vilar de Arca (Cinfães) e o Rancho dos Paliteiros da Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz).

No domingo pela manhã será ainda realizada uma missa na Igreja Matriz, animada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Nova de Poiares, em memória dos elementos já falecidos desta colectividade.

Para o Município, esta actividade de Recriação do Mercado Antigo é uma iniciativa que pretende promover e preservar a memória histórica e identitária dos costumes e tradições locais e que tem tido uma excelente adesão da comunidade e das populações, envolvendo-se e participando nas actividades organizadas.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM