COIMBRA,21 de Abril de 2025

Médica de Coimbra assume liderança da Cardiologia de Intervenção nacional

14 de Abril 2025 Rádio Regional do Centro: Médica de Coimbra assume liderança da Cardiologia de Intervenção nacional

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) elegeu a cardiologista Joana Delgado Silva, da Unidade Local de Saúde de Coimbra, como presidente da Direcção para o biénio 2025-2027.

Joana Delgado Silva é Cardiologista de Intervenção na ULS de Coimbra e fez parte dos órgãos sociais da APIC no biénio 2023-2025 como vogal da mesa da Assembleia-Geral.

O principal objectivo da nova Direcção é consolidar os projectos em curso, reforçar o papel da APIC no cenário internacional e investir no futuro, através de iniciativas que promovam a formação contínua, a igualdade, a transparência e a investigação científica de ponta.

“Assumir a responsabilidade de liderar a APIC é um compromisso com a nossa comunidade, com a inovação e com o legado desta instituição, sempre com foco no futuro da Cardiologia de Intervenção em Portugal”, defende Joana Delgado Silva.

A nova Direcção assume o projecto de continuidade da APIC, reforçando o seu papel activo na formação e consciencialização da população para melhorar os resultados na saúde cardiovascular em Portugal. A formação contínua dos profissionais de saúde será igualmente uma prioridade, com a realização de cursos e programas especializados que promovam a partilha de conhecimentos e experiências interpares.

“Acreditamos que a APIC deve ser uma voz activa na definição de políticas de saúde, defendendo os interesses dos profissionais e dos doentes. Pretendemos estabelecer um diálogo regular com o Ministério da Saúde e outras entidades relevantes para assegurar que as especificidades da Cardiologia de Intervenção sejam reconhecidas e integradas nas estratégias de saúde nacionais. Este esforço incluirá a promoção de políticas que valorizem o acesso equitativo a tecnologias e procedimentos inovadores, bem como a criação de condições que beneficiem toda a comunidade cardiovascular”, reforça.

A restante Direcção é constituída por João Silva Marques (secretário-geral) e João Brito (tesoureiro). A Assembleia-Geral é composta por Jorge Guardado (presidente), Catarina Quina (vogal) e Cláudio Guerreiro (vogal).

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM