O Município da Mealhada e a Fundação Mata do Bussaco tencionam tirar o maior partido da nova medida financeira de 25 milhões de euros para recuperação de matas nacionais e perímetros florestais.
Recorde-se que a nova medida foi apresentada, recentemente, pelo Governo, na Mata Nacional do Bussaco.
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, garantiu ao ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, no decorrer da cerimónia de apresentação do referido programa governamental, que o Município “procurará sempre, até ao limite das suas possibilidades, financiamento para continuar as melhorias na Mata do Bussaco”.
A União Europeia atribuiu a Portugal 45 milhões de euros para o programa “Resiliência dos Territórios Face ao Risco”. Destes, 25 milhões serão afectos à recuperação de matas nacionais e perímetros florestais (com mais de metade desta fatia), sendo os restantes distribuídos por acções de rearborização de áreas desérticas do interior do país, e desenvolvimento de viveiros florestais públicos e de sementes.
É nesta categoria, dotada com 25 milhões de euros e reservada para a recuperação e manutenção dos territórios submetidos ao Regime Florestal (Matas Nacionais e Perímetros Florestais), que autarquia da Mealhada e a Fundação Mata do Bussaco acreditam poder ser elegíveis. “Estamos a trabalhar nesse sentido, uma vez que os avisos de concurso serão feitos ainda em Agosto e Setembro e o dinheiro terá que ser gasto até 2023”, sublinhou Rui Marqueiro.
O autarca lembra que a Mata do Bussaco é a “jóia da coroa” do concelho da Mealhada, o que justifica que a autarquia tenha assumido o custo da componente financeira nacional nas várias obras de requalificação que ali têm sido desenvolvidas, nomeadamente a recuperação do Convento de Santa Cruz e ermidas da Via-Sacra.
Recentemente, a Câmara da Mealhada adjudicou – e já obteve visto do Tribunal de Contas – a obra de requalificação das antigas garagens do Palace Hotel do Bussaco, que serão convertidas num espaço de acolhimento ao visitante.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM