COIMBRA,19 de Abril de 2024

Mealhada distinguida pela 11.ª vez Município mais familiarmente responsável

27 de Janeiro 2023 Rádio Regional do Centro: Mealhada distinguida pela 11.ª vez Município mais familiarmente responsável

O Município está entre os “Mais Familiarmente Responsáveis”, pelo décimo primeiro ano consecutivo, pelas políticas de boas práticas no apoio às famílias.

A cerimónia de entrega de bandeiras decorreu, ao final da tarde de Ontem (26), em Coimbra, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Desde 2012 que a Mealhada é distinguida pelas políticas em benefício das suas populações, sendo que, desde 2015, recebe a bandeira “com palma” a mais alta distinção do OAFR, reservada apenas aos municípios que conseguem a bandeira Verde durante, pelo menos, três anos consecutivos.

Esta distinção, atribuída a 95 das 145 candidaturas, com base em dados reportados a 2021, reconhece o trabalho desenvolvido quanto ao investimento municipal na construção de uma política integrada de apoio à família.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceria com Instituto da Segurança Social, tendo como principais objectivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

O reconhecimento resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional. No inquérito do OAFR, as políticas de família dos municípios foram analisadas em onze áreas de actuação. Assim para a atribuição da Bandeira Verde foram analisadas e avaliadas as políticas da família em diferentes áreas de actuação, tais como: o apoio à maternidade e paternidade; o apoio às famílias com necessidades especiais; os serviços básicos; a educação e a formação; a habitação, o urbanismo e as acessibilidades; os transportes; a saúde; a cultura, o desporto, o lazer e os tempos livres; a cooperação, as relações institucionais e a participação social; entre outras iniciativas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM