A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Mealhada assinalou esta semana os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança pela Assembleia-Geral das Nações Unidas com uma reflexão sobre problemas actuais, nomeadamente a privação do sono ou o acesso precoce a tecnologia desajustada.
A reflexão, especialmente dedicada à perspectiva das interacções das crianças e dos jovens com a tecnologia nesta era digital, e do seu direito à protecção, foi enriquecida com o contributo da psicóloga Diana Gaspar, autora pampilhosense, que acompanha crianças e adolescentes em vários estabelecimentos públicos de saúde.
A necessidade de informar os pais para os perigos da privação do sono, a utilização pedagógica e utilitária das ferramentas tecnológicas e do acesso precoce a tecnologia desajustada para o estado de desenvolvimentos das crianças e adolescentes foram as perspectivas mais debatidas pelos participantes no fórum, que manifestaram interesse em voltar a este tema e a este debate. Participaram cerca de 30 pessoas, entre educadores – pais e professores – e membros da comissão Alargada da CPCJ da Mealhada.
Na mesma ocasião foi inaugurada a exposição dos trabalhos feitos pelas crianças das IPSS e do Agrupamento de Escolas da Mealhada, no âmbito da dinâmica promovida pela CPCJ, com o nome “Estendal dos Direitos”.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM