Realizou-se de 19 a 21 de Janeiro de 2024 nos courts cobertos de piso rápido do complexo de tenis do Jamor ( cruz quebrada – Lisboa ) a 6ª edição dos “masters de veteranos fpt / Renault “, no qual participam os 4 primeiros classificados da corrida aos masters que encerram o ano 2023 .
Os tenistas veteranos da região de Coimbra voltaram a marcar presença nesta prova que encerra a época de 2023, com destaque para Matthieu Garcia actual campeão nacionais do escalão de + 40 anos, em singulares, pares masculinos e pares mistos, actual director técnico do Tenis Clube do Choupal, e que esta época volta a representar o Clube Sportivo Nun´Alvares ( Porto ). Com esta
conquista revalidou o titulo de 2022 depois de já ter no currículo a conquista das edições de 2019 e 2020 .
Também a checa radicada em Coimbra Dominika Gorecka da Associação Académica de Coimbra, renovou o titulo no escalão de + 45 anos conquistado em 2022, tendo ainda sido homenageada pela Federação Portuguesa de Ténis pelo título conquistado em 2023 de Campeã do Mundo em Pares femininos no escalão de +45 (Manavgat, Turquia / com a Barbara Mulej 3 )
No escalão de + 55 anos Conceição Vinha do clube de tenis de Coimbra, ficou na terceira posição do pódio.
O conimbricense Matthieu Garcia venceu na final do escalão de + 40 anos, o leiriense João Campos atleta do clube de tenis de Viana, em três partidas com os parciais de 3-6, 6-1 e (10-6) no match tie break.
Declarações de Matthieu Garcia
Sobre a vitória nestes masters.
“Admito que este ano foi a pior preparação para os Masters das últimas 6 edições, por excesso de trabalho e cansaço acumulado mas a motivação nesta prova é sempre alta. É uma prova que reúne os 4 melhores atletas nacionais de 2023 em que todos os atletas querem ganhar e as expectativas dos espectadores e amigos também são elevadas. Comecei a competição com um adversário que melhores resultados e ritmo competitivo tem obtido e que se prepara como deveria ser, que tem um jogo semelhante ao meu com muitos soluções e poder de fogo, tendo sido 3h de um jogo intenso em que consegui recuperar após perder o 1.º set e ganhar 10/8 no super. O 2.º jogo com um adversário duro onde dominei até metade do encontro a partida (6/0, 2/1) mas ressenti-me fisicamente do tendão de Aquiles e fiz alguma gestão sabendo que não seria o jogo decisivo, remetendo a decisão final para o 3.º encontro do grupo. No derradeiro jogo do grupo é sempre difícil defrontar um verdadeiro amigo e cumpri apesar do cansaço a minha obrigação e ganhei em 2 sets ao meu parceiro de pares. Quis o destino que a final fosse uma reedição do 1.º jogo de grupos em que após ter perdido o 1.º set e lutando contra um problema físico no gémeo inerente ao tendão de Aquiles, desse a volta levando de vencida o 2.º set por 6/1 e concluído com 10/5 no super tie break. Foi sem dúvida das melhores vitórias pelas dificuldades sentidas e pelo número de horas que tinhas nas pernas nos últimos 3 dias. A capacidade de superação e a força de vontade na recta final foram sem dúvida as armas mais importantes e decisivas. Estou sem sombra de dúvidas muito satisfeito pelo meu desempenho e nível de jogo e por poder dedicar esta vitória a todos os amigos e familiares presentes fisicamente e em pensamento, mas sobretudo a alguém que perdi recentemente e que me acompanhou sempre que a logística o permitiu nestes últimos 9 anos.
Organização da FPT mereceu o seguinte comentário:
Somos muito bem tratados do início ao fim da competição e a Federação Portuguesa de Ténis, Equipa de arbitragem, Equipa de Manutenção de Campos, Fisioterapeutas, Patrocinadores e todos os elementos afectos ao eventos estão realmente de parabéns por proporcionarem aos jogadores 3 dias de sonho em que nos esquecemos da realidade do dia a dia e apenas precisamos de fazer aquilo que nos compete… jogar o nosso melhor ténis.
Quanto aos objectivos para 2024
Os objectivos desde Setembro 2023 estão traçados, era o Campeonato Nacional onde venci as três vertentes, singulares, pares e pares mistos em + 40, eram os Masters que acabei de ganhar e brevemente terei a 1/2 final do Campeonato Regional de Equipas onde o acesso à final nos permitiria disputar o Campeonato Nacional de Equipas. O meu próximo compromisso será com a minha equipa do Nun Álvares que espero ajudar numa caminhada de sucesso semelhante ao ano anterior. Irei jogar 2 a 3 torneios esperando que sejam de preparação para o Campeonato Nacional de Equipas a realizar em Junho. Quanto ao Campeonato do Mundo a realizar em Portugal no mês de Agosto, caso seja convocado para a selecção nacional, pois a concorrência é forte, poderá ser a minha última competição internacional a este nível.
A atleta da Académica de Coimbra Dominika Gorecka, venceu na final do escalão de +45 anos a lisboeta Isaura Faria da Beloura tenis academy, em duas partidas com os parciais de 6-2 e 6-1
Declarações de Dominika Gorecka
Naturalmente estou muito feliz por conquistar mais uma vez os Masters Veteranos Renault. Este torneio marca o início da temporada e sempre representa um desafio extra, pois é o primeiro do ano. Ao longo do torneio, senti-me cada vez melhor, evoluindo a cada jogo. Na final, consegui fazer um jogo muito sólido, combinara o estilo ofensivo e defensivo a cobrir todo o campo com um repertório variado. Gostaria de expressar minha gratidão à excelente organização da Federação Portuguesa de Ténis que nos proporcionou uma experiência fantástica. Agradeço sinceramente a todos os envolvidos pelo esforço e dedicação. E gostaria também agradecer a Federação pela distinção que me atribuíram em reconhecimento do título de Campeã do Mundo em Pares +45 (2023
Manavgat, Turquia / com a Barbara Mulej 3) Relativamente ao 2024, o meu grande objectivo é fazer bons resultados no campeonato do mundo no Mexico, em Abril . Com a selecção, vamos tentar ficar entre as quatro melhores selecções do mundo. No individual o meu objectivo é trazer duas medalhas. Além disso, meu foco está em garantir o título no campeonato nacional e nos
masters.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM