COIMBRA,16 de Julho de 2025

Marta Temido, Pedro Coimbra e Carlos Cidade na lista de candidatos a deputados do PS

9 de Dezembro 2021 Rádio Regional do Centro: Marta Temido, Pedro Coimbra e Carlos Cidade na lista de candidatos a deputados do PS

A lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo de Coimbra volta a ser encabeçada por Marta Temido, actual ministra da Saúde, e também repete Pedro Coimbra, sendo a novidade a entrada de Carlos Cidade no 3.º lugar.

Carlos Cidade é o presidente da Concelhia de Coimbra do PS, integra a vereação da Câmara na oposição socialista e foi vice-presidente do anterior Executivo camarário liderado por Manuel Machado.

O quarto nome da lista é Cláudia Cavadas, Professora na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e que desenvolve a sua actividade no Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

Segue-se, em 5,º lugar, Francisco Reigota, presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Mira e presidente da Junta de Freguesia de Praia de Mira. No seio dos socialistas refere-se que é um nome indicado por João Portugal, que defrontou Nuno Moita nas últimas eleições para a liderança da Federação de Coimbra.

Os nomes que se seguem na lista são José Dias, presidente da Distrital da JS e vereador do PS na Câmara de Coimbra; Raquel Ferreira, actual deputada e coordenadora da secção do PS de Buarcos e S. Julião, na Figueira da Foz; José Carlos Alexandrino, ex-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e da CIM; e Rosa Isabel Cruz, coordenadora do movimento federativo de mulheres.

De fora da lista de candidatos pelo círculo de Coimbra às próximas eleições legislativas estão os actuais deputados Tiago Estevão Martins, que também foi vereador na Câmara de Coimbra, e Cristina de Jesus, que concorreu à presidência da Câmara de Cantanhede.

Esta versão da lista do PS vai ser apreciada e votada amanhã (sexta-feira) à noite, em reunião da Comissão Política da Federação, a realizar na Casa da Cultura, em Coimbra, podendo ainda ter alterações. A Comissão Nacional do PS vai reunir-se na segunda-feira à noite, em Lisboa, para aprovar a versão final.

De acordo com os estatutos do PS, cabe às comissões políticas federativas de cada distrito aprovar cerca de dois terços dos candidatos a deputados.

O restante terço é da responsabilidade direta do secretário-geral, António Costa – a chamada quota nacional. Pertence também ao líder partidário a escolha dos diferentes cabeças de listas do PS nos círculos eleitorais do território continental.

Nas eleições legislativas de 2019, dos nove deputados à Assembleia da República que o círculo de Coimbra, cinco foram do PS, três do PSD e um do Bloco de Esquerda.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM