COIMBRA,25 de Junho de 2025

Manuel Antunes liderou missão que operou 13 crianças na Jordânia

2 de Outubro 2019 Rádio Regional do Centro: Manuel Antunes liderou missão que operou 13 crianças na Jordânia

Uma missão humanitária de Coimbra, liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes, esteve em Amã, na Jordânia, onde operou 13 crianças, sendo a mais nova de sete meses e a mais velha de 15 anos.

A equipa, formada por vários elementos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e um elemento de outro centro hospitalar português, deslocou-se a Amã, de 21 a 29 de Setembro de 2019, sendo a terceira missão cirúrgica humanitária anual consecutiva, no Gardens Hospital.

Esta missão foi dirigida para o tratamento cirúrgico da patologia cardíaca infantil da população síria, refugiada em território jordano.

Os oito elementos da equipa participaram de forma voluntária e gratuita e, além da cirurgia, prestaram formação específica ao pessoal clínico pertencente ao Centro Hospitalar.

A missão contou com o apoio e o trabalho dos elementos do próprio Gardens Hospital, nomeadamente dos seus cardiologistas, pessoal técnico e de enfermagem.

Em Amã, foram apresentados e reavaliados clínica e imagiologicamente pela equipa médica 20 bebés e crianças com necessidade de intervenção cirúrgica, das quais foram seleccionadas as que iriam ser operadas nos dias seguintes.

O trabalho cirúrgico incluiu 14 intervenções em 13 doentes, a maioria com recurso a circulação extracorpórea. As intervenções decorreram, numa única sala operatória e as cirurgias foram efectuadas em crianças com patologia cardíaca congénita, sendo a mais nova de sete meses e a mais velha de 15 anos.

O pós-operatório foi efectuado na unidade de cuidados intensivos, habilitada com cinco camas, e na enfermaria, com disponibilidade suficiente de camas para os doentes operados. Diariamente, foi realizada a avaliação e seguimento clínico e os cuidados de enfermagem das crianças operadas, conjuntamente com a equipa médica e de enfermagem do Hospital local. Durante a noite, esteve sempre presente um médico do próprio hospital e um dos enfermeiros dos cuidados intensivos da equipa de missão.

Todos os doentes tiveram pós-operatórios favoráveis e no momento de regresso da equipa a Portugal, nove tinham tido alta hospitalar.

Incluindo os doentes operados nesta missão, a equipa operou, nos últimos três anos, 40 doentes, sem qualquer mortalidade ou complicações graves.

Estas missões cirúrgicas têm sido financiadas pela União Europeia, através de subsídios específicos atribuídos a La Châine de l´Espoir Francesa, que deu suporte logístico e organizativo local aos membros da Cadeia de Esperança Portugal e equipa cirúrgica.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra facilitou e apoiou esta iniciativa, também com o fornecimento de algum material específico.

A equipa da missão foi constituída pelos cirurgiões Manuel Antunes e David Prieto, a anestesista Andrea Haas, o cardiologista António Pires, os enfermeiros Leonilde Ferreira, Ricardo Simões e António José Ferreira e o perfusionista António Ribeiro.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM