A Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a E-Redes, está a substituir, nas ruas da Baixinha, 124 luminárias do tipo lanterna por tecnologia LED.
A substituição, desenvolvida no âmbito do projecto piloto “FlexIP”, vai implicar uma redução directa de consumo total de cerca de 66%.
A vereadora Ana Bastos, acompanhada por Edite Silva, da E-Redes, e por Orlanda Duarte, em representação da Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra (APBC), visitou, esta quarta-feira, a Baixa, onde decorre ainda a implementação das luminárias, que é o primeiro projecto piloto nacional implementado em centro histórico.
As novas luminárias têm um sistema (“cut off”) que permite rentabilizar o seu funcionamento, emitindo luz somente para onde ela é necessária, ou seja, para o pavimento e não para os edifícios. As luminárias são também dotadas de um sistema de controlo (ponto-a-ponto) que permite comandar cada luminária individualmente. Ao que acresce ainda o facto de a tecnologia LED ser radicalmente menos poluidora do ponto de vista luminotécnico relativamente à tecnologia actual de vapor de sódio de alta pressão.
Esta substituição insere-se no piloto “FlexIP”, desenvolvido no âmbito do laboratório vivo de inovação tecnológica #CoimbraCityLab, que pretende criar nesta zona um laboratório vivo com vista à criação de mais uma rede inteligente. Recorde-se que, já em Julho deste ano, a Câmara de Coimbra apresentou o projecto de iluminação inteligente na Quinta de S. Jerónimo.
Sobre as restantes luminárias instaladas que ainda não são de tecnologia LED, além do plano de substituição acordado com a E-Redes, o Município está a avaliar com empresas de serviços energéticos a forma mais rápida e eficiente de conseguir maiores poupanças energéticas e consequentemente redução de custos.
Realça-se, no entanto, que por questões de segurança pode ser necessário reajustar pontualmente o posicionamento de algumas luminárias, ou também colocar luminárias adicionais para alargar o sistema a zonas onde actualmente não existe. Já para 2023 está prevista uma outra fase de substituição de um número idêntico de luminárias na zona da Alta.
“O Município de Coimbra continua, assim, a desenvolver projectos em distintas áreas de trabalho que desenvolvem conceitos e novas abordagens na gestão urbana sustentável e inteligente, nomeadamente através do seu laboratório vivo de inovação tecnológica, #CoimbraCityLab”, refere a autarquia.
Os dois pilotos, conjuntamente com outros projectos em curso, reforçam Coimbra como “um laboratório vivo para experimentar a inteligência da cidade, promovendo não só o desenvolvimento de novas parcerias, mas também novas tecnologias, soluções e ideias que apoiam a gestão inteligente e sustentável de uma cidade do futuro”.
Além da iluminação, pretende-se também testar vários sensores no universo da “IoT” (Internet das Coisas), nomeadamente rega inteligente (smart irrigation), contagem de veículos, temperatura, humidade, medição de CO2, partículas (PM2,5 e PM10), volume percentual de resíduos sólidos urbanos em cada contentor, entre outros. O objectivo é analisar os dados obtidos pelos sensores e avaliar como estes dados podem ser utilizados para apoiar a decisão de implementar medidas mais eficientes e sustentáveis.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM