COIMBRA,29 de Abril de 2026

Lousã: Voluntariado ambiental regressou à Mata do Sobral

31 de Outubro 2021 Rádio Regional do Centro: Lousã: Voluntariado ambiental regressou à Mata do Sobral

O mês de Outubro marcou o início da plantação de espécies autóctones na Mata do Sobral, no âmbito das acções voluntariado cidadão, um projecto promovido pela Junta de Freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã, financiado pelo POSEUR.

Seis turmas dos 7.º e 8.º do Agrupamento de Escolas da Lousã plantaram três espécies de árvores, medronheiros, carvalhos e sobreiros, num total de cerca de 1000 plantas.

Já no fim-de-semana passado (23 e 24) decorreu mais uma acção de voluntariado aberta à comunidade em geral e que contou com a participação de 15 voluntários, incluindo elementos do grupo informal do Facebook “Reflorestar a Lousã com espécies nativas”. As acções decorrem até final de Dezembro e incluem acções com escolas, associações e, também, com a sociedade civil, num esforço colectivo de reflorestação desta aérea florestal tão importante para o território da Lousã.

A Câmara Municipal da Lousã refere, em comunicado, que entre Setembro e Dezembro de 2020, este projecto “contemplou várias acções de combate às invasoras, com especial enfoque no arranque e descasque de acácias. Depois de desenvolvidos os trabalhos de limpeza da mata, estão reunidas as condições necessárias para o processo de reflorestação como forma de regenerar parte da mancha florestal destruída pelo grande incêndio de 2017. Assim, ao longo dos próximos meses a comunidade vai ser chamada a colaborar na recuperação do património ambiental da Mata do Sobral, na freguesia de Serpins”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM