O Município da Lousã está a proceder à requalificação parcial da Ribeira de São João, que representa um investimento superior a 104 mil euros e que foi financiada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A empreitada tem o um prazo previsto de execução de 90 dias, foi adjudicada à empresa MARSILOP-Sociedade de Empreitadas e, segundo a Câmara, “contempla intervenções na zona da Sra. da Piedade (comportas, muretes e outros); Penedo (reconstrução/estabilização de muros/margens); e na zona de Cacilhas, onde estão já a ser realizados trabalhos de estabilização de margens e construída uma ponte pedonal – paralela à ponte rodoviária existente – onde será suspensa a conduta de abastecimento de água”.
De referir que as iniciativas financiadas pela APA, no âmbito dos projectos de reabilitação e valorização fluvial – REACT-EU, pretendem dar resposta parcial às necessidades identificadas nos Planos de Gestão de Riscos de Inundação.
Estas intervenções – que serão acompanhadas pela APA – têm um carácter holístico que inclui a recuperação da qualidade das massas de água, a protecção dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade e a promoção da defesa contra cheias de pessoas e bens.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM