Os Paços do Concelho da Lousã acolheram, ontem (21), a assinatura do contrato para a requalificação da Ribeira de São João.
A intervenção terá um custo superior a 104 mil euros e é financiada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito dos projectos de reabilitação e valorização fluvial – REACT-EU. Após a realização de concurso público, a obra foi adjudicada à empresa MARSILOP-Sociedade de Empreitadas, S.A.
Os trabalhos têm um prazo previsto de três meses e contemplam “intervenções na zona da Sra. da Piedade (comportas, muretes e outros); Penedo (reconstrução/estabilização de muros/margens); e na zona de Cacilhas, onde serão realizados trabalhos de estabilização de margens e construída uma ponte pedonal – paralela à ponte rodoviária existente – onde será suspensa a conduta de abastecimento de água existente”, disse o Município da Lousã.
De referir que os projectos financiados no âmbito do REACT-EU pretendem dar resposta parcial às necessidades identificadas nos Planos de Gestão de Riscos de Inundação, no âmbito da Directiva Inundações e às medidas preconizadas nos Planos de Gestão de Região Hidrográfica que visam atingir o bom estado das massas de água.
Estas intervenções, que serão acompanhadas pela APA, têm um caracter holístico que incluem a recuperação da qualidade das massas de água, a protecção dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade e a promoção da defesa contra cheias de pessoas e bens.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM