COIMBRA,4 de Agosto de 2021

Lousã: APIN assinou contracto de empreitada de extensão da rede de abastecimento de água

21 de Julho 2021 Rádio Regional do Centro: Lousã: APIN assinou contracto de empreitada de extensão da rede de abastecimento de água

Foi assinado na passada segunda-feira (19), na Câmara da Lousã, o Contracto de Empreitada relativa à Execução da Conduta de Adução ao Sistema de Abastecimento de Água de Serpins. Trata-se de uma obra de expansão da rede de abastecimento de água da Lousã (Centro) até Serpins, com a construção da extensão da rede (de abastecimento de água), através da conduta adutora da Lousã (via reservatório do Aeródromo) até Serpins. Este projeto tem um valor global de 400mil euros e previsão de execução de 5meses.

Esta obra vai permitir à freguesia de Serpins deixar de estar “dependente das dificuldades conhecidas decorrentes do abastecimento através do rio Ceira. Os serpinenses vão poder usufruir de um abastecimento de água quantitativamente e qualitativamente melhor”, refere, Luís Antunes, no papel de presidente do Município da Lousã.

A APIN conta com um plano de investimento ambicioso, dos quais cerca de 40 milhões de euros serão executados nos primeiros 4 anos de actividade. “Se pensarmos em termos nacionais, dos 100 milhões de euros destinados aos municípios de todo o país que se agregassem, 22.4 milhões, quase um quarto desse dinheiro, foi conseguido pela APIN”, reforça o Presidente do Conselho de Administração da APIN, Luís Antunes.

Já Luís Matias, enquanto membro do Conselho de Administração da APIN, na sua intervenção relembrou que “A agregação de municípios assegura a manutenção, renovação e modernização dos serviços na região, através do reforço de investimento e do acesso a fundos comunitários do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. As metas de qualidade dos serviços, cada vez mais exigentes, terão o contributo positivo de projetos específicos para a redução de perdas de água, para o aumento da cobertura dos serviços de abastecimento e saneamento, e para uma gestão integrada dos resíduos.”

No decorrer deste mês, a APIN lança mais concursos públicos no concelho da Lousã, nomeadamente na Freguesia de Serpins, de investimentos relativos a melhoramentos na rede de abastecimento de água, a partir do lugar de Quatros Águas até Casal de São Miguel, que contribuem para a estabilização do abastecimento de água, de modo a reduzir as perturbações no fornecimento de água à população. A aposta na reestruturação da rede vai permitir acabar com a dependência da captação de água da Nascente, que não satisfaz, a vários níveis, as necessidades das pessoas.

A cerimónia realizou-se no Salão Nobre da, Câmara Municipal da Lousã e contou com a presença da Presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, do Presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes e do Presidente da Câmara de Penela, Luís Matias – membros do Conselho de Administração da APIN, bem como com a participação do representante da empresa vencedora do respetivo Concurso Público, Santos Neves & António Correia, Lda.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM