O lançamento do livro bilingue “Os Mosaicos da Villa romana do Rabaçal. Formas e cores: Percurso geométrico / Les mosaïques de la Villa romaine de Rabaçal. Formes et couleurs: parcours géométriques” está marcado para o próximo sábado (28), pelas 11h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Penela.
A obra é da autoria de Bernard Parzysz, professor emérito da Universidade de Orleães e director de Investigação em Didáctica da Matemática da Universidade Paris VII, e de Miguel Pessoa, da Associação de Amigos da Villa Romana do Rabaçal e Museu de Conímbriga, e é editada pelo Município de Penela, Museu da Villa romana do Rabaçal e Direcção Geral do Património Cultural, com o apoio da Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação do Mosaico Antigo (2019-2021) e inserido nas acções do Movimento para a Promoção da Candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco.
O autarca Luís Matias escreve na abertura do livro que este “se reveste de relevante importância na interpretação e divulgação do nosso património através do seu ex-líbris – Os Mosaicos – apresentando um trabalho exaustivo, de elevado valor científico, não só pelo seu registo gráfico, mas também pela singularidade do seu estilo artístico”.
“Estamos certos de que a edição desta publicação terá como resultado uma melhor consciencialização do valor do património cultural e da necessidade urgente da sua inventariação. A revelação deste e de novos estudos valorizam as comunidades onde estão inseridos e são uma forma segura de atrair visitantes, ao mesmo tempo que reclama a urgente necessidade de conservar, proteger e valorizar o legado histórico herdado, enquanto compromisso com a identidade e a memória colectiva de um povo e de uma região”, sublinha o presidente da Câmara de Penela.
Carlos Madeira, professor de Educação Visual, acrescenta, por seu lado, que a obra, dividida em 10 capítulos, “é muito útil para o estudo, conservação e restauro deste património da época romana e a sua desejável apresentação à população local e aos diversos públicos. É uma grande contribuição para o conhecimento da geometria subjacente à decoração dos pavimentos e dos procedimentos para a obtenção dos padrões neles contidos. Este estudo parece-nos ser um trabalho de extrema utilidade porque, para além de se desvendar o método de execução dos mosaicos geométricos, também nos dá informação que facilita a sua reconstituição, proporcionando uma leitura mais completa da riquíssima decoração dos pavimentos”, frisa.
A apresentação do livro estará a cargo de Jaime Carvalho e Silva, docente do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
Jornal Terras de Sicó
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM