COIMBRA,14 de Julho de 2025

Ligação ferroviária entre as estações de Coimbra A e B termina a 12 de Janeiro

3 de Janeiro 2025 Rádio Regional do Centro: Ligação ferroviária entre as estações de Coimbra A e B termina a 12 de Janeiro

A Estação ferroviária de Coimbra A, também conhecida como Estação Nova, vai encerrar a partir de 12 de Janeiro, com a ligação a Coimbra B a ser feita por autocarro.

A data do encerramento da Estação de Coimbra A foi anunciada conjuntamente pela Metro Mondego (MM), a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP).

Com a construção do Sistema de Mobilidade do Mondego (o MetroBus) será desactivada definitivamente a ligação ferroviária entre as estações de Coimbra B e Coimbra A.

A supressão das ligações à Estação de Coimbra A acontecerá, a partir do próximo dia 12 de Janeiro, logo após a saída do comboio que parte às 00h20, para que possam prosseguir as obras de conversão do canal ferroviário para a solução MetroBus.

A partir desse dia, e até à entrada em funcionamento do troço do Sistema de Mobilidade do Mondego que ligará a Portagem a Coimbra B, a Metro Mondego assegurará um sistema de transbordo rodoviário entre as duas estações. Este sistema, que será gratuito para os passageiros da CP, terá uma paragem junto a cada Estação, nos locais que estarão devidamente sinalizados.

“Os autocarros que vão assegurar este serviço estarão devidamente identificados e haverá pessoal de apoio para assegurar o encaminhamento dos passageiros”, referem as três entidades envolvidas nas obras do MetroBus.

A frequência prevista é de 12 autocarros por hora, nos períodos de ponta, diminuindo um pouco fora destes períodos, ficando assegurada a ligação a todos os comboios que actualmente chegam (ou partem) da Estação de Coimbra e que passarão a ter como término a Estação de Coimbra B.

As obras deste troço do Sistema de Mobilidade do Mondego, a cargo da IP, deverão estar concluídas no final de 2025, permitindo que o MetroBus efectue, a partir dessa data, a ligação entre a Portagem e Coimbra B.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM