A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) reúne os melhores especialistas em Psico-Oncologia num Congresso que vai ter lugar nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
A iniciativa pretende debater as intervenções psicoterapêuticas aplicadas a doentes oncológicos e suas famílias, desde as abordagens mais tradicionais às intervenções mais recentes, designadamente a terapia focada nas emoções, as terapias de terceira geração, intervenções em Oncosexologia, tratamentos com substâncias psicadélicas e as intervenções online, entre outros desafios.
Para Natália Amaral, coordenadora da área de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro, este Congresso, que vai já na sua terceira edição, representa uma importante contribuição para o reconhecimento da importância da Psico-Oncologia no sucesso da luta contra o cancro.
“Mais de metade dos doentes apresentam um sofrimento emocional considerável, bem como os seus cuidadores, cujos níveis de stress emocional não só prejudicam a sua saúde e qualidade de vida, como podem ser impeditivos do acompanhamento dos doentes. Consideramos fundamental continuar a divulgar e a reflectir sobre o conhecimento produzido nesta área e sobre as terapias mais inovadoras para podermos vencer a doença nas suas diferentes dimensões”, adiantou.
Linda Carlson, uma das mais reputadas investigadoras canadianas da área da Psico-Oncologia, Alba Payàs Puigarnau, psicoterapeuta espanhola com 30 anos de experiência e criadora da ‘Terapia Integrativa Relacional do Luto’, Julia Wahl, psicóloga polaca, professora e directora da formação ‘Terapia Focada na Compaixão’ e Stirling Moorey, presidente da ‘Associação Britânica de Psicoterapia Comportamental e Cognitiva’, com formação em ‘Terapia Analítica Cognitiva’, ‘Terapia do Esquema’, ‘Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness’ e ‘Vida Compassiva Baseada em Mindfulness’, são alguns dos mais relevantes oradores internacionais deste encontro.
Esta terceira edição conta ainda com prestigiados especialistas das principais instituições académicas portuguesas, bem como das mais relevantes entidades nacionais da área da Saúde, que, com a sua experiência e conhecimento, contribuem para a reflexão em torno de temáticas inovadoras em Psico-Oncologia e, por conseguinte, para a qualidade científica do evento.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM