COIMBRA, 21 de Janeiro de 2020

Karaté traz centenas de pessoas a Pombal de 19 e 22 de Dezembro

14 de Dezembro 2019

O concelho de Pombal vai acolher, entre os dias 19 e 22 de Dezembro, um conjunto de actividades de intercâmbio internacional para atletas de projectos Olímpicos, Alto Rendimento e selecções nacionais de Portugal e Espanha. A iniciativa é promovida pela Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P), que reconhece que o concelho tem “condições óptimas” para a prática da modalidade.

“Pombal é um espaço que reúne condições óptimas para o desenvolvimento das nossas competências sobretudo do ponto de vista físico, técnico e táctico”, enalteceu o director técnico nacional desportivo da FNK-P, Joaquim Gonçalves, destacando o Pavilhão da Caldeira, cujo “espaço permite desenvolver um conjunto de competências ao nível do treino”. Além disso, “do ponto de vista estratégico, Pombal é uma região fundamental para o desenvolvimento desta actividade”, uma vez que “fica entre dois grandes centros, Porto e Lisboa, que é onde temos grande parte dos nossos praticantes”.

Devido a essas condições, “Pombal tem sido um local talismã para os karatecas, que nos últimos anos têm conquistado resultados de excelência em campeonatos da Europa e do mundo e até no processo Olímpico”, salientou Joaquim Gonçalves.

Posto isto, a Federação decidiu propor à Câmara de Pombal organizar este programa de actividades que inclui “seis desafios a desenvolver em quatro dias”, nos quais “os atletas e os seus treinadores podem desenvolver um conjunto de competências”.

O programa arranca na quinta-feira (19) com o Intercâmbio Internacional dos Atletas do Projecto Olímpico, que é direccionado para praticantes que estão a lutar pelo Top 2020, mas também para os karatecas do Projecto Esperanças Olímpicas, que envolve 11 atletas, e os desportistas de Alto Rendimento e das Selecções Nacionais.

No sábado (21) assinala-se o “K Open Day”. “Queremos que este seja um dia marcante para a modalidade e para a cidade de Pombal, porque vamos envolver centenas de agentes desportivos da modalidade, onde se inclui um número significativo de atletas, treinadores e encarregados de educação”, num plano de formação do Comité Olímpico de Portugal, afirmou aquele responsável. Esta acção contará com quatro formadores das áreas da nutrição, psicologia, valores olímpicos e planeamento a longo prazo.

Simultaneamente, a Federação pretende “dar continuidade ao projecto de prospecção e detecção de talentos”, tal como tem vindo a fazer noutras iniciativas também realizadas em Pombal. As actividades previstas também abrangem os encarregados de educação, referiu Joaquim Gonçalves, argumentando que estes “são um elo importantíssimo na formação dos nossos atletas”.

Por estes dias, Pombal recebe ainda “um dos maiores mestres de karaté do mundo, responsável por variadíssimos campeões da Europa e do mundo”, revelou aquele dirigente, referindo-se a António Oliva, que será orador de uma acção de formação para treinadores de alta competição e selecções, a decorrer no sábado (21) e domingo (22).

Além do carácter desportivo e formativo, esta iniciativa tem igualmente uma vertente solidária, uma vez que envolve uma campanha de angariação de roupa e brinquedos a favor da instituição “Os Amigos da Anita”.

Portanto, esperam-se quatro dias de “dinâmica, que vai envolver uma logística muito grande, nomeadamente a Biblioteca Municipal, o Pavilhão da Caldeira e o Pavilhão das Actividades Económicas”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, “esta é uma oportunidade” para mostrar o trabalho desenvolvido no âmbito do protocolo estabelecido em 2017 com a FNK-P, que “tem permitido a Pombal receber cada vez mais actividades e assumir-se como um ponto de produção de alto rendimento desportivo”. “Este é um trabalho transversal, multietário e com diversos níveis de desenvolvimento”, cujos resultados são evidentes sobretudo no Núcleo do Desporto Amador de Pombal (NDAP), que “tem tido uma participação activa na formação desportiva e na própria representação de Portugal nos vários campeonatos da Europa e do mundo”.

Jornal Terras de Sicó 


Todos os direitos reservados • Rádio Regional Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com