COIMBRA,7 de Dezembro de 2021

Juramento de Hipócrates de Coimbra decorre domingo em formato digital

24 de Novembro 2021 Rádio Regional do Centro: Juramento de Hipócrates de Coimbra decorre domingo em formato digital

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promove o Juramento de Hipócrates de Coimbra 2021, momento que simboliza a profissionalização dos jovens médicos formados este ano.

“Ao contrário do que estava inicialmente previsto para o Convento de São Francisco, face ao preocupante agravamento da pandemia em Portugal e para acautelar todas as circunstâncias, a SRCOM tomou a decisão de converter a sessão presencial em cerimónia em formato digital de modo a evitar a concentração de pessoas, a sua proximidade e a promoção de eventos com centenas de participantes, evitando-se, desta forma, os ajuntamentos e os contactos presenciais mais próximos”, refere a Secção Regional.

Neste contexto, a tradição voltará a assumir novos contornos, pelo que a SRCOM organiza uma cerimónia exclusivamente online e transmitida em directo numa plataforma virtual, no próximo domingo, 28 de Novembro, pelas 15h00.

Carlos Cortes, presidente da SRCOM, é o anfitrião desta cerimónia, de profundo significado na vida profissional dos médicos, e no âmbito da qual, a oração de sapiência será proferida pelo médico pneumologista Filipe Froes, responsável pela ‘Task Force’ da Ordem dos Médicos para a pandemia.

Tal como nos anos anteriores, a cerimónia contará também com a intervenção do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, será também interveniente na sessão solene.

A cerimónia online será conduzida por Catarina Matias, médica especialista em Medicina Geral e Familiar e membro da SRCOM.

A cerimónia do Juramento de Hipócrates é destinada aos novos médicos inscritos na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e também prestarão juramento médicos formados e inscritos nas restantes regiões do país.

“A Ordem dos Médicos continuará, em todas as circunstâncias, a tomar as decisões que melhor defendem a saúde pública e os doentes. É essa a nossa principal responsabilidade” – assume o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, na sequência da opção pelo formato virtual, sustentando ainda que esta decisão não foi tomada de ânimo leve.

“Sabemos o quanto é importante este marco na vida profissional de cada médico, mas, depois de consultarmos diversos peritos em Saúde Pública, tomámos esta decisão com forte sentido de responsabilidade. Será uma cerimónia com formato diferente mas plena de significado” – considera.

 

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM