O final de Julho traz à Baixa de Coimbra, na programação do Verão a 2 Tempos * Epicentro, uma residência artística que irá trabalhar o Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra (asCHC), com Joana de Sá, Meta e Rita Dias. Na sexta-feira, dia 26, vai ser possível assistir à gravação do podcast Femina de Vanessa Augusto. Já amanhã, dia 23, é tempo de receber Cave Story, na Praça do Comércio, e BAIXaVOZ & Bandua, no Largo do Romal.
A última semana de Julho no Verão a 2 Tempos * Epicentro, programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra e pela Blue House, começa amanhã, dia 23 de Julho, às 18h00, com o Dj Set de Pedro Chau, no Palco Epicentro, na Praça de Comércio. No mesmo local, às 19h00, atua a banda Cave Story.
Na quarta-feira, dia 24, no Largo do Romal, às 19h00, o Verão a 2 Tempos * Epicentro recebe o coro BAIXaVOZ e os Bandua. O projecto BAIXaVOZ é dinamizado por Catarina Moura, voz da Brigada Victor Jara e de muitos outros projectos como Segue-me à Capela e Taleguinho, e por Luís Pedro Madeira, compositor, intérprete e professor de Educação Musical. O coro tem por objectivo “dar voz a todos os que tenham vontade de falar sobre e para a cidade, a partir do seu ponto de vista pessoal e subjetivo”, lê-se no manifesto. Este colectivo de cantores amadores residentes, trabalhadores ou visitantes da Baixa de Coimbra, incorpora experiências, memórias e conhecimentos pessoais na criação de um repertório de originais. Juntam-se, em residência artística, à dupla musical Bandua, composta por Bernardo d’Addario (também conhecido por Tempura) e Edgar Valente, ambos naturais da Beira Baixa. Em Coimbra, vão ajudar a tecer uma manta de retalhos que conte, a múltiplas vozes, histórias de vida, da cidade e da região. Continuamos para quinta-feira, dia 25 de Julho, no Palco Epicentro, que começa, às 18h00 com o DJ Set de Colectivo Johnny, na Praça do Comércio. Logo de seguida, às 19h00, Salvador D’Alice continua no Palco Epicentro. Na sexta-feira, dia 26 de Julho, voltamos a receber a Vanessa Augusto e o seu podcast
Femina, para, desta vez, receber Joana de Sá, Meta e Rita Dias, que estão nesta semana em residência artística, a trabalhar sobre o asCHC. A conversa gravada acontece no CoolaBoola às 17h00. Neste mesmo dia, às 19h00, é a vez do Coro dos Antigos Orfeonistas, atuarem nas Escadas de São Tiago. E às 22h00, já no Quebras Costas, e numa parceria com a 15ª edição do Festival das Artes Quebra Jazz, atuam os ZZAJ Trio.
Encerramos a semana, no sábado, dia 27, com o Dj Set de Francisco Monteiro, às 17h00, no CoolaBoola. Às 18h00, voltamos à Praça do Comércio, para receber o concerto de Lírio do Vale que estava agendado inicialmente para Junho. O grupo do saxofonista João Mortágua nasce da vontade de espelhar, através de um quarteto afeto ao chamber jazz, as mais diversas emoções resultantes de um crescente diálogo entre o homem e a natureza. Já às 19h00, a Praça do Comércio recebe o trio Joana de Sá, Meta e Rita Dias, para apresentação pública da residência artística, onde trabalharam o asCHC, um projecto que nasceu em 2013, pouco tempo depois do Jazz ao Centro Clube ter encontrado casa no Salão Brazil. Dirigido pelo paisagista sonoro Luís Antero, o asCHC parte do princípio de que as paisagens sonoras são importantes para a compreensão do modo como o som caracteriza um espaço ou lugar. A semana fecha com o concerto de ZZAJ Trio, no Quebra Costas, às 22h00.
O Verão a 2 Tempos * Epicentro aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, através de concertos, DJ Set, sessões de cinema, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa, que junta o programa municipal Verão a 2 Tempos com o Festival Epicentro, distribuídos por várias artérias da Baixa de Coimbra.
Numa ampla coorganização de entidades culturais, sociais e políticas, sediadas na Baixa de Coimbra, Verão a 2 Tempos * Epicentro conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), da Associação Cultural Quebra Costas, da Escola da Noite, da Encontros de Fotografia, da Associação Há Baixa, do Jazz ao Centro Clube (JACC) e da União de Freguesias de Coimbra.
Com mais de três centenas de propostas artísticas, dos quais 25 são residências artísticas, que enformam a oferta cultural interdisciplinar nos meses de Verão e numa perspectiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este programa promove a articulação entre as mais diversas entidades, amplia a oferta cultural de Coimbra, incentiva a criação artística, promove a criação de públicos e provoca pensamento sobre as dinâmicas sociais e culturais da baixa da cidade.
Todos os espetáculos são de entrada gratuita e toda a programação está disponível em https://v2t-epicentro.com/programacao/2024.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM