Na tarde do próximo domingo, 17 de Janeiro, a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, acolhe a celebração de Encerramento do Ano Jubilar e Fechamento da Porta Santa.
Esta cerimónia assinala o términos do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos, que a cidade de Coimbra celebrou ao longo de 2020 e até 2021.
A Eucaristia, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, terá lugar na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, pelas 18h00, com a celebração a ser transmitida nas redes sociais do Jubileu 2020 e da Diocese de Coimbra.
O Colóquio Internacional ‘Santo António: 800 anos de vocação franciscana’, inicialmente agendado para o próximo dia 16 de Janeiro, sofreu um adiamento devido às restrições consequentes da pandemia de covid-19. A nova data está marcada para o dia 12 de Junho, também no Mosteiro de Santa Cruz. Incluído no programa do colóquio, decorrerá também o lançamento do Livro de Actas do Colóquio ‘Mártires De Marrocos: evocação dos 800 anos do martírio’.
Nesse mesmo fim-de-semana, onde se celebrará a Festa de Santo António, será estreada a Cantata ‘De Fernão se fez António’, nos dias 12 e 13 de Junho. Esta obra tem a autoria de José Carlos Miranda (letra) e de Sílvio Vicente (música).
Ainda a propósito da evocação dos 800 anos do martírio dos protomártires franciscanos, a organização informa que a exposição evocativa ‘Guerreiros e Mártires’, patente no Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa) foi prolongada até ao dia 28 de Março, também devido à pandemia.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM