COIMBRA,7 de Dezembro de 2021

Jovens alunos franceses à descoberta da gastronomia de Poiares

23 de Novembro 2021 Rádio Regional do Centro: Jovens alunos franceses à descoberta da gastronomia de Poiares

Um grupo de 16 jovens franceses, entre os 17 e os 20 anos, está em Vila Nova de Poiares durante esta semana para descobrir a gastronomia local, no âmbito de um projecto financiado pelo programa Erasmus+ 2021/23, que envolve o Agrupamento de Escolas do Concelho e estabelecimentos de ensino em França, Itália e Espanha, e que decorrerá ao longo de dois anos.

Provenientes da escola profissional La Bonnauderie de Cholet, Nantes, com formação nas áreas da restauração e cozinha, estes alunos terão a oportunidade de tomar contacto com a gastronomia portuguesa, em especial com a singularidade da cozinha de Poiares, onde a Chanfana é a rainha.

A receção aos jovens franceses decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, lhes deu as boas vindas e destacou a importância que a gastronomia tem para o Município a que preside, referindo que “será uma importante troca de experiências para os alunos de todas as escolas participantes neste projecto, e que lhes permitirá enriquecer os seus conhecimentos”.

Recorde-se que o Agrupamento de Escolas tem a funcionar desde 2005 diversos cursos profissionais com especial enfoque na área da cozinha, pastelaria, bar e restauração, com elevado sucesso, pelo que um dos grandes objectivos deste tipo de acções passa pela aquisição de novas competências pelos jovens, permitindo-lhes a sua valorização profissional.

Assim, no próximo ano, será a vez dos alunos de Vila Nova de Poiares de tomarem contacto com a realidade francesa e também de estagiarem em unidades de restauração em Espanha.

No programa desta visita destaca-se a deslocação até à Confraria da Chanfana, onde os jovens terão oportunidade de conhecerem todo o processo de confecção do prato, mas também do próprio caçoilo de barro preto, que lhe dá a sua singularidade, visita a uma unidade de produção artesanal de pão, e ainda a um dos restaurantes de Vila Nova de Poiares.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM