Vítor Parola e Adriana Coelho, um jovem casal conimbricense, são uma dupla até quando concluíram o seu doutoramento em Ciências de Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, e precisamente no mesmo dia, no final do mês de Maio.
Os dois doutorados são docentes na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), ele como assistente convidado e ela como professora adjunta convidada, e terminaram simultaneamente o doutoramento.
Vítor Parola debruçou a sua tese, aprovada por unanimidade, sobre “Cuidar em Cuidados Paliativos”, durante a qual tentou mapear os elementos “que contribuem para a construção do profissional de saúde em cuidados paliativos” e sintetizar as evidências sobre “a prevalência de ‘burnout’ e efeitos de trabalhar em cuidados paliativos no nível de ‘burnout’ dos profissionais de saúde, em comparação com profissionais que trabalham noutros contextos”. O estudo pretendeu, depois, compreender “as vivências dos enfermeiros que prestam cuidados numa unidade de cuidados paliativos portuguesa”. A tese foi orientada por João Apóstolo, docente da ESEnfC, e por Olga Fernandes, professora da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Já Adriana Coelho dedicou-se ao estudo sobre “A Imaginação Guiada no Conforto em Cuidados Paliativos”, tese também aprovada por unanimidade e que está associada ao projecto da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), “Conforto: Avaliação e Intervenção”. A investigação centrou-se no desenvolvimento e implementação de um programa de imaginação guiada no contexto dos cuidados paliativos, ajustado às necessidades de conforto dos doentes internados neste tipo de unidades. Também o trabalho de Adriana Coelho foi orientado por João Apóstolo e Olga Fernandes.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM