COIMBRA,1 de Março de 2024

Jornadas Técnicas FIMA dedicadas à Robótica e Inovação Industrial arrancam hoje

20 de Abril 2023 Rádio Regional do Centro: Jornadas Técnicas FIMA dedicadas à Robótica e Inovação Industrial arrancam hoje

As Jornadas Técnicas FIMA têm início hoje, dia 20 de Abril, na antiga Cerâmica Arganilense, como parte da 1ª edição da FIMA – Feira de Manutenção Industrial, um projecto desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico de Manutenção Industrial – Variante Mecatrónica, da Escola Secundária de Arganil, em Portugal. Este evento, dedicado à Robótica e Inovação Industrial, é destinado a profissionais e estudantes das áreas de mecânica, electricidade, automação e robótica.

O compromisso com os visitantes mantém-se este ano, mesmo em formato de Jornadas Técnicas FIMA, com um programa de excelência que inclui demonstrações práticas de máquinas, equipamentos e softwares. Entre as actividades previstas para os dois dias do evento, destacam-se as demonstrações de robótica colaborativa da Universal Robots / Growskills, layouts para sistemas robóticos, soldadura robotizada da Xbot, soluções de visão artificial e análise de imagem da INFAIMON, óculos de realidade aumentada e simuladores da Força Aérea Portuguesa, desenvolvimento de sistemas automáticos, centros de maquinação CNC e apresentação da nova geração de ferramentas da BOSCH.

Hoje, Miguel Oliveira, Sales Development Manager da Portugal Universal Robots, irá apresentar as vantagens e os processos de implementação da robótica colaborativa, enquanto Rúben Almeida, director de Desenvolvimento da Growskills, irá apresentar os produtos, funcionalidades e software dos robôs colaborativos da Universal Robots. Durante a tarde, Damien Ehry, Business Development Manager Robotics da EWELLIX, irá divulgar as soluções de movimentação da empresa. Neste dia, também será possível assistir a demonstrações de soldadura robotizada, com a intervenção de Tiago André, técnico de Integração Robótica da Xbot, e de soluções de visão artificial e análise de imagem, com a presença de Rodrigo Silva, da INFAIMON.

Amanhã, dia dedicado à inovação industrial, destacam-se a presença da Força Aérea Portuguesa, representada pela arganilense Major Maria Batista, e as apresentações da SEW EURODRIVE PORTUGAL, com soluções e exemplos de retrofits em máquinas, a MATER, com intervenção sobre selecção de máquinas/equipamentos CNC, implementação na produção e pós-venda, e a GSFAN-Indústria, com a divulgação do seu sistema de gestão de água. A AFUCHS Lubrificantes Portugal também marcará presença, com a apresentação de projectos de boas práticas ambientais implementados em Portugal e no mundo, sob o tema “FUCHS Moving your World – Movendo o Mundo de uma forma mais Sustentável”, destacando a importância da união entre inovação industrial e ambiente.

As Jornadas Técnicas FIMA encerrarão com a apresentação de projectos do ensino profissional dos alunos da Escola Secundária de Arganil e um painel sobre a “Valorização do Ensino Profissional.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM