COIMBRA,18 de Maio de 2022

Jardim da Sereia recebe primeiro Festival Francesinhas Coimbra

3 de Maio 2022 Rádio Regional do Centro: Jardim da Sereia recebe primeiro Festival Francesinhas Coimbra

O Jardim da Sereia, em Coimbra, vai receber, de 6 a 15, o primeiro Festival Francesinhas.

O certame é promovido por cinco restaurantes, Alicantina, Santa Francesinha, I Love Eat Francesinhas, Cufra e Taberna Portuense, que vão trazer o melhor desta iguaria à região de Coimbra, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

O evento vai ter entrada livre e funcionará no seguinte horário: durante a semana, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00, e ao fim-de-semana, das 12h00 às 23h00.

João Francisco Campos, presidente da União das Freguesia de Coimbra, afirmou na sessão de apresentação do festival, que decorreu hoje, no Jardim da Sereia, que este é um evento que “serve para dinamizar o Jardim e dar vida ao espaço”.

Ao longo destes 10 dias de festival os conimbricenses vão poder degustar várias versões da tradicional francesinha à moda do Porto, sendo que há ainda alternativas para quem não gosta do bife de vaca, tendo como sugestão o bife de frango ou mesmo a francesinha de alheira, e ainda a opção vegetariana.

O restaurante Santa Francesinha proporciona uma experiência totalmente dedicada às pessoas vegetarianas. Carlos Sá Pereira, do respectivo restaurante, apresenta a francesinha 100% vegan que é considerada, pela Comunidade Vegan Portuguesa, como a melhor do país. Os seus ingredientes são à base de tomate grelhado, cebola caramelizada, courgette, cebola e cogumelos frescos. A nível de substituição de enchidos tradicionais tem o chouriço de soja, suavemente picante, e a salsicha 100% vegan. O bife de seitan substitui o tradicional bife. Também o queijo é substituído por um 100% vegetal, que é feito à base de leite de côco.

Marco Guarda, do restaurante I love Eat Francesinha, é um conimbricense radicado no Porto há alguns anos e mostrou-se emocionado por regressar à sua terra. Para este festival vai apresentar a francesinha tradicional, a francesinha de Mirandela, feita com alheira artesanal, e a francesinha Portucale, que é de frango e leva presunto e queijo da serra. Com três restaurantes, um em Matosinhos, um no Porto e um em Oeiras, vai abrir, no próximo dia 21 de Maio, um espaço em Coimbra. “Tinha a ambição de abrir a minha própria loja na minha cidade”.

O evento conta com uma capacidade para 300 lugares e vai ter disponível, na Casa de Chá do Jardim da Sereia, um menu para crianças, que inclui mini-pizzas, vegan e mistas.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM