COIMBRA,24 de Abril de 2024

Jardim Botânico da UC promove actividades para crianças

12 de Dezembro 2022 Rádio Regional do Centro: Jardim Botânico da UC promove actividades para crianças

Estão abertas as inscrições nas Oficinas de Inverno, promovidas pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos, as actividades de férias de Natal vão decorrer no JBUC, de 19 a 30 de Dezembro.

As oficinas são um convite para as crianças redescobrirem o JBUC e, ao mesmo tempo, explorarem a cultura do Brasil, no ano em que se assinalam os 200 anos da independência do país. As actividades vão ser conduzidas por músicos, artistas visuais e designers.

As Oficinas de Inverno integram a programação do RE/FORMA, evento multidisciplinar que celebra os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra e a fundação do Jardim Botânico da UC. O projecto resulta de uma parceria entre o JBUC, a Blue House e o Jazz ao Centro Clube e vai contar com programação até Abril de 2023.

 

Semana 1 | 19 a 23 Dezembro | “Vivências Temáticas”, por Dani Zulu
Dani Zulu apresenta a oficina “Vivências Temáticas”, em que os passeios pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra se tornam num mar de possibilidades para mergulhar no mundo da percussão, presente nas danças, nos cantos e nos ritmos da cultura tradicional do Brasil. A proposta é encontrar música no corpo e na natureza, estimular os sentidos, interagir, sentir e experimentar o som e o movimento.

A formadora é percussionista e professora de percussão e música corporal. Iniciou os seus estudos no Conservatório Souza Lima, em São Paulo e, desde então, tem participado e dinamizado oficinas de percussão e dança. Promove, também, cursos para professores, pedagogos e educadores. Fundou e dirige o Projecto Guarará, um núcleo de pesquisa e prática musical que realiza intervenções artísticas, com base em trocas com grupos tradicionais de São Paulo.

Semana 2 | 26 a 30 Dezembro | “Brincadeiras Populares”, por Alex Lima
O músico e artista multimédia Alex Lima apresenta “Brincadeiras Populares”, uma oficina em que convida as crianças a descobrirem um extenso repertório de brincadeiras, recorrendo à imaginação para dar vida aos instrumentos necessários à diversão. Criar, reciclar e reutilizar são as palavras de ordem desta semana de actividades.

Alex Lima nasceu na cidade do Rio de Janeiro e cresceu em Natal, onde estudou na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Passando pelas regiões Sul, Centro Oeste e Sudeste, deu continuidade ao seu trabalho de pesquisa sobre a cultura popular brasileira, colhendo canções que fazem parte do seu repertório. Actualmente, é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM