O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República Federativa do Brasil, Luiz Ramos, visita, esta quinta-feira (7), às 10h00, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). Esta visita decorre no âmbito das diligências que a escola está a desenvolver, em Portugal e no Brasil, para ter cursos com dupla titulação com universidades brasileiras. Durante a sua visita, o ministro Luiz Ramos será também recebido pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e pelo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
Segundo Mário Velindro, presidente do ISEC, o ministro brasileiro tem um papel de coordenação no Governo federal muito importante para os interesses desta instituição de ensino. A sua visita às instalações do ISEC representa “a atenção e o interesse com que o governo brasileiro vê a possibilidade de haver estudantes seus a completar ciclos de estudos em Coimbra e estudantes do ISEC a fazer o mesmo no Brasil”. Segundo Mário Velindro, esta visita será uma oportunidade de um membro do Governo brasileiro conhecer os laboratórios do ISEC, os seus projectos e as parcerias que desenvolve com algumas das empresas mais inovadoras do mercado.
Para Mário Velindro, estão a ser dados todos os passos para que, no final dos cursos, os estudantes portugueses e brasileiros possam ser diplomados pelo ISEC e pela correspondente universidade brasileira. A encabeçar o projecto estão os cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Mecânica, com aulas presenciais em ambos os países e aulas online em comum.
O ISEC recordou que a possibilidade dos cursos de dupla titulação a partir de Coimbra ganhou forma durante a visita a Brasília do seu presidente, no passado mês de Maio.
Segundo o Ministério da Educação brasileiro, Mário Velindro discutiu “temas como a dupla titulação, cursos virtuais conjuntos, projectos de energia limpa e cidades inteligentes, transformação digital, organização de conferências para troca de experiências” com responsáveis das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Superior, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“A internacionalização do ensino e da [nossa] investigação aplicada para o mercado do Brasil é uma das prioridades do ISEC neste momento: tanto o mercado de estudantes brasileiros, como o mercado empresarial do Brasil, têm um potencial imenso”, afirma o responsável da escola. Este intercâmbio entre Portugal e Brasil constitui uma “enorme janela de oportunidade para os próximos anos”, quer no acolhimento de estudantes do Brasil em Coimbra quer para os diplomados nacionais iniciarem carreiras profissionais em empresas brasileiras.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM