Decorre esta semana, na Universidade de Múrcia, em Espanha, o Blended Intensive Programme (BIP) Healthy Citizens in Sustainable Inclusive Cities, que conta com a participação de oito alunos da Licenciatura em Gestão de Cidades Sustentáveis do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), acompanhados pelos docentes Luís Santos e Silvino Capitão.
Este BIP é um dos quatro Programas Intensivos que decorrem em simultâneo em Múrcia, reunindo estudantes de 12 instituições de ensino superior europeias. O principal objectivo é sensibilizar para os desafios do bem-estar urbano, mobilidade, comunicação e sustentabilidade nas cidades.
Organizado pela Universidade de Múrcia, o programa conta com a co-organização do ISEC e do Instituto Superior de Ciências Educativas (Portugal), da VIVES University of Applied Sciences (Bélgica), da University of West Attica (Grécia) e da École des Métiers Santé Social Ocelli (França).
A edição deste ano inclui oito sessões virtuais e uma semana presencial na cidade de Lorca, dinamizada pela Universidade de Múrcia pelo segundo ano consecutivo. Na sua terceira edição, o BIP Healthy Citizens in Sustainable Inclusive Cities já permitiu o desenvolvimento de competências transversais a 18 alunos da Licenciatura em Gestão Sustentável, oito dos quais participam na edição actual. Vários docentes do Departamento de Engenharia Civil do ISEC têm colaborado neste programa Erasmus+, incluindo João Gonçalves e Alexandra Ribeiro, responsáveis pela dinamização de sessões online, e Silvino Capitão, que acompanha os grupos de alunos e conduz workshops presenciais, em conjunto com Luís Araújo Santos.
Este ano, o conjunto dos quatro BIPs reúne 150 estudantes, sendo que 115 marcaram presença em Lorca. No total, estão a ser realizados 20 workshops diários, conduzidos por vários docentes participantes.
Três destes workshops estão a cargo dos professores do ISEC e abordam temas fundamentais para a sustentabilidade urbana: i) mobilidade sustentável, ii) poluição sonora e iii) gestão de resíduos.
Estas actividades decorrem entre Lorca e Múrcia, contando também com o apoio de entidades locais, que apresentam projectos inovadores relacionados com espaços verdes, soluções inteligentes de iluminação e transportes sustentáveis.
Apesar das condições meteorológicas adversas, os workshops têm decorrido em diversos espaços interiores e exteriores das cidades e dos respectivos campi universitários. A semana presencial termina esta sexta-feira, com actividades programadas para a cidade de Águilas.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM