COIMBRA,18 de Abril de 2024

IPO de Coimbra realiza Conferência “Cuidar (COM)paixão”

11 de Outubro 2023 Rádio Regional do Centro: IPO de Coimbra realiza Conferência “Cuidar (COM)paixão”

O IPO de Coimbra associa-se à World Hospice and Palliative Care Association, e seus parceiros, incluindo as pessoas que vivem com necessidades de cuidados paliativos, para amplificar o tema deste ano, “Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos”.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos visa apoiar as pessoas com sofrimento grave por doença, incluindo aqueles que se encontram em fim de vida, seus cuidadores e famílias.

As comunidades compassivas cuidam das pessoas, ajudam as pessoas a viver no lugar que consideram o seu lar, ligam as pessoas aos serviços, aumentam a consciencialização sobre as questões de fim de vida e capacitam todos os outros elementos da comunidade.

De acordo com o Atlas Global de Cuidados Paliativos, estima-se que mais de 56,8 milhões de pessoas necessitem de cuidados paliativos todos os anos, incluindo 31,1 milhões antes e 25,7 milhões perto do fim da vida. A maioria (67%) são adultos com mais de 50 anos e pelo menos 7% são crianças. A maioria (54%) são pessoas que necessitam de cuidados paliativos antes do último ano de vida. O peso da doença grave e do sofrimento relacionado, bem como a correspondente necessidade de cuidados paliativos, são imensos. No entanto, os cuidados paliativos ainda não são acessíveis à maioria das pessoas necessitadas.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é um dia unificador para celebrar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo, e tem lugar todos os segundos sábados de Outubro. Para marcar esta campanha em 2023, milhares de pessoas em todo o mundo se reunirão no dia 14 de Outubro para celebrar, mas mais importante, para falar sobre as suas experiências, vividas na preparação para o luto e a perda.

Este dia incentiva que comunidades, instituições e prestadores de cuidados de saúde se unam e levantem as suas vozes para defender políticas e programas de cuidados paliativos que apoiem o objectivo estratégico de desenvolvimento de um bom estado de saúde e melhor qualidade de vida.

O desenvolvimento dos cuidados paliativos segue um modelo de saúde pública desenvolvido pela OMS que enfatiza a necessidade de políticas, educação, disponibilidade de medicamentos, empoderamento da comunidade e investigação com vista à implementação de melhorias.

Existem muitos obstáculos à concretização de cada uma destas componentes.

No IPO de Coimbra, durante a semana que antecede o dia 14/10/2023, terá lugar uma iniciativa “Cuidar (COM)paixão” para promover os cuidados paliativos, que culminará no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos com uma CONFERÊNCIA, abrindo o auditório do IPO de Coimbra à população.

A entrada será livre, mas com inscrição obrigatória.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM