COIMBRA,2 de Fevereiro de 2026

IPO de Coimbra e a ÂNIMAS celebraram protocolo de cooperação

2 de Fevereiro 2026 Rádio Regional do Centro: IPO de Coimbra e a ÂNIMAS celebraram protocolo de cooperação

O IPO de Coimbra e a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (ÂNIMAS) celebraram, hoje, um protocolo de cooperação para a implementação de Serviços Assistidos por Animais, em contexto hospitalar.

Este acordo tem como objectivo a concretização do projecto “CãoForto Hospitalar” ou “PatAmar de Ternura”, destinado a promover o bem-estar, através da promoção de actividades lúdicas, em doentes com necessidades paliativas.

No âmbito deste protocolo, a ÂNIMAS assegura a presença regular de duplas especializadas em Serviços Assistidos por Animais, que desenvolverão sessões semanais, sempre em articulação com os profissionais de saúde da Instituição. As intervenções obedecem a critérios rigorosos de segurança, higiene, ética e acompanhamento clínico, garantindo o respeito pelas normas internas e pela condição das pessoas envolvidas.

O IPO de Coimbra, enquanto Instituição de referência do Serviço Nacional de Saúde na área da oncologia, reforça, assim, a sua aposta na humanização dos cuidados de saúde, integrando práticas complementares que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e para uma abordagem mais centrada na pessoa.

O protocolo assinado, hoje, prevê a monitorização e avaliação do impacto destas acções.

A cerimónia de assinatura contou com a presença da Presidente e Vogais do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, do Presidente da ÂNIMAS e elementos desta Associação.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM