COIMBRA,24 de Maio de 2024

IPN estabelece parceria com NEFROVIDA para desenvolvimento de sistema informático

7 de Novembro 2023 Rádio Regional do Centro: IPN estabelece parceria com NEFROVIDA para desenvolvimento de sistema informático

O Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a NEFROVIDA, celebrou um protocolo para desenvolver um Sistema Informático de Gestão da Diálise e da Saúde Renal, com vista à digitalização dos processos de informação, gestão e prestação de cuidados de saúde nesta área.

Este Sistema Informático de Gestão para a área específica da Diálise e da Saúde Renal (SIG DSR) único em Portugal, fiável e tecnologicamente actual, será capaz de captar, tratar e integrar informação clínica e pessoal relativa ao doente/utente, simplificando processos e permitindo uma prestação de cuidados de saúde mais eficiente e com elevados padrões de qualidade.

O SIG DSR será uma ferramenta de trabalho projectado de modo a responder às necessidades de doentes/utentes, médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde que se dedicam a esta área da saúde – doenças renais e diálise – para quem o sucesso da sua actividade depende do acesso rápido, simplificado e seguro, à informação mais actualizada sobre a pessoa em tratamento.

Vai também permitir responder a necessidades que vão para além da prestação directa de cuidados, como são todos os processos de informação e de gestão, nomeadamente de conferência, preparação e envio de documentos vários às entidades competentes, até ao arquivo e conclusão de qualquer intervenção, pontual ou prolongada.

A componente de inovação face aos actuais sistemas em uso pela NEFROVIDA é manifestada pelo grande foco na automatização da transmissão da informação de máquina para máquina (do monitor de diálise/equipamento para o Sistema Informático e deste para o monitor de diálise/equipamento), dispensando a intervenção humana, que terá a missão de validar e controlar a informação.

No Kick Off do projecto, a decorrer durante o mês de Novembro, serão envolvidas entre 10 a 15 pessoas, estimando-se a entrada em funcionamento do SIG DSR dentro de, aproximadamente, 12 meses.

Em linha com o SIG DSR, faz parte de uma estratégia de inovação assumida pela NEFROVIDA para os próximos anos, a implementação de um segundo projecto de investigação e desenvolvimento destinado à Monitorização Remota/Virtual de Doentes Renais.

Este projecto contará com a participação do Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra e permitirá à NEFROVIDA realizar o acompanhamento contínuo do utente no domicílio, numa lógica de administração preventiva ou atempada de cuidados de saúde, sempre que necessário.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM