COIMBRA,29 de Setembro de 2021

IPC adere a Centro Nacional para a Inovação Tecnológica do Sector Agro-florestal

10 de Setembro 2021 Rádio Regional do Centro: IPC adere a Centro Nacional para a Inovação Tecnológica do Sector Agro-florestal

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), através da sua Escola Superior Agrária, adere ao Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agro-florestal – InovTechAgro.

A cerimónia de assinatura do protocolo de constituição e funcionamento do InovTechAgro decorreu na quarta-feira, dia 8, na AgroGlobal, em Santarém, durante as jornadas “A Inovação e a Mecanização Rumo ao Futuro”.

O InovTechAgro tem como missão a Transferência de Conhecimento, a Capacitação, o Desenvolvimento Experimental e apoio à Investigação para as áreas de Agricultura de Precisão, Mecanização e Digitalização, alinhado com a Rede de Inovação e contribuindo para o Plano de Acção para a Transição Digital com o foco nas fileiras de produção agro-florestal.

Segundo Rui Amaro, vice-presidente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, este Centro pretende reunir competências em áreas tecnológicas com vista a contribuir para “uma agricultura mais moderna e sustentável”, através da monitorização de culturas, de actividades da produção animal e da floresta. Da articulação entre entidades públicas e privadas, envolvendo desde instituições de ensino superior a empresas dos diferentes sectores de actividade, visa-se “potenciar os resultados da investigação mediante uma efectiva transferência de tecnologia em que os desafios colocados pela transformação digital são vencidos através do trabalho em rede de todos os intervenientes”, explica.

Para o responsável, o envolvimento do Politécnico de Coimbra, sobretudo através da Escola Superior Agrária, no InovTechAgro é “uma oportunidade, mas também um desafio, de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e participar de forma activa em projectos inovadores em áreas tecnológicas essenciais para o futuro dos sectores agrícola, pecuário e florestal”.

O InovTechAgro conta com a participação de 65 entidades representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado.

Jornal Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM