Alberto Cardoso, professor do Departamento de Engenharia Informática e Cidália Fonte, professora do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Um grupo de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver uma aplicação que permite comunicar em tempo real a localização de um foco de incêndio florestal.
O projecto, com o nome de ‘FireLoc’, tem como principal novidade o facto de bastar o utilizador tirar uma foto ao foco de incêndio com o seu telemóvel para que o sistema obtenha automaticamente as coordenadas do local onde a pessoa se encontra, permitindo ao utilizador disponibilizar alguns dados adicionais que ajudem o sistema na validação da informação.
Segundo Alberto Cardoso, co-investigador do projecto, “o programa fará a avaliação e validação da informação através de um algoritmo baseado em inteligência artificial”.
Após a identificação do local, a plataforma trabalhará os dados de forma a disponibilizar a informação às autoridades de Protecção Civil. “O objectivo é que as autoridades tenham acesso à localização exacta de um fogo e, desta forma, tenham a máxima informação para um combate mais rápido às chamas”, afirma Cidália Fonte, investigadora responsável.
O projecto obteve um financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que permitirá, nos próximos dois anos, desenvolver a aplicação para a recolha de dados e a metodologia que permita validar os dados recolhidos pelos cidadãos. “O objectivo é que o ‘FireLoc’ esteja disponível para todos os cidadãos em 2021”, acrescentou a investigadora.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM