A segunda fase da Central Fotovoltaica para Autoconsumo da Revigrés foi inaugurada esta terça-feira, 12 de Abril, com a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, da Secretária de Estado da Energia e do Clima, Ana Fontoura Gouveia, do Presidente da APICER, José Pratas, e do Presidente da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários, Hugo Santos Ferreira.
Victor Ribeiro, CEO da Revigrés refere que “A segunda fase da instalação da Central Fotovoltaica de Autoconsumo da Revigrés permitiu-nos reforçar a produção de energia limpa de 1,2GWh/ano para cerca de 4GWh/ano. Com esta aposta, perto de 20% da energia consumida nas nossas unidades fabris provem de fontes renováveis, evitando a emissão de 1826 toneladas de CO2 por ano. Mais um marco importante, numa já de si ampla política de sustentabilidade, o que nos permite afirmar que a nossa cerâmica é mesmo verde.”
A Helexia foi a empresa parceira responsável pela projecção, concretização e implantação desta nova fase da central fotovoltaica, possibilitando à Revigrés a duplicação da sua capacidade de produção de energia limpa. Em funcionamento estão 7.328 painéis fotovoltaicos e uma potência de 2.9MWp, que resultam numa produção de energia solar de 4 GWh/ano. Com o novo parque fotovoltaico é também possível uma redução nas emissões de CO2 em 1826 toneladas/ano, o que corresponde à plantação de cerca de 47 mil árvores.
“O sector da indústria em Portugal tem um enorme potencial para melhorar a competitividade através da descarbonização da geração de energia, que progressivamente pode ser local e renovável devido à evolução da tecnologia e da regulamentação. O sector onde se insere a Indústria da Cerâmica teve em 2021 um autoconsumo de electricidade abaixo de 0.9%, de acordo com dados oficiais, quando o potencial global é da ordem dos 13%, segundo um estudo publicado pela Helexia. Atingir um autoconsumo perto dos 20%, permite à Revigrés beneficiar de um custo de electricidade competitivo e de aumentar a sua independência energética a longo prazo.” comentou Pedro Antão Alves, Director Comercial da Helexia.
O caminho da Revigrés para a sustentabilidade
Num contexto altamente desafiador para as empresas em termos sociais e económicos, a Revigrés planeia um futuro assente numa estratégia de optimização de processos e em objectivos comerciais ambiciosos, apoiados na inovação tecnológica e em soluções cerâmicas diferenciadoras, com foco na sustentabilidade. Destaque para a co-promoção de dois projectos integrados nas Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, tendo em vista o cumprimento das metas da Neutralidade Carbónica através de 1) novas tecnologias, 2) formas de energia mais eficientes e 3) desenvolvimento de produtos inovadores, resultantes de processos mais sustentáveis e ecoeficientes.
Descarbonizar a indústria para a sustentabilidade
A Helexia tem o compromisso de ajudar as empresas nos seus roteiros de descarbonização contribuindo assim para uma economia de baixo carbono. Neste caminho, tem em operação 25MWp que produzem 60 GWh/ano de energia limpa, o que corresponde a 27% das necessidades energéticas dos clientes. O trabalho desenvolvido pela Helexia junto com os clientes já evitou a emissão de 28 471 toneladas de CO2/ano, o equivalente a plantar 730 000 árvores. Ao nível dos custos energéticos, as parcerias com a Helexia permitiram aos clientes poupanças anuais superiores a 2M€. Actualmente, tem em construção 52MWp e vários projectos de eficiência energética e mobilidade eléctrica que reforçam o compromisso com a descarbonização.
SOBRE A REVIGRÉS
A Revigrés é uma empresa especializada na produção de revestimentos e pavimentos cerâmicos que reveste o mundo com histórias, inspiração e arte, há mais de 45 anos. Presente em mais de 50 países, mantém uma relação de estreita parceria e colaboração com os profissionais no mercado nacional e internacional, sendo frequentemente seleccionada para obras de grande impacto, com projectos exclusivos. Destaque para o Harrods, em Londres, e a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, para a qual tem vindo a desenvolver, em exclusivo, cores da Colecção Cromática, uma das colecções em grés porcelânico mais completas, a nível mundial.
A nossa cerâmica é verde
Reduzir o impacto ambiental é uma preocupação global que, na Revigrés se materializa numa Política Ambiental estruturada, apoiada no investimento em inovação e na adopção de um
comportamento eco-eficiente. As colecções de revestimentos e pavimentos em grés porcelânico da Revigrés são certificadas com uma Declaração Ambiental de Produto (tipo III) – segundo a Norma ISO 14025 e EN 15804 – contribuindo para a obtenção das certificações ambientais de edifícios e, consequentemente, para a sustentabilidade da construção. A Revigrés é ainda a única empresa portuguesa no sector cerâmico com a quádrupla certificação dos seus sistemas de gestão integrados, nos seguintes referenciais: Qualidade; Ambiente; Responsabilidade Social; Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
SOBRE A HELEXIA
A Helexia é uma multinacional que acredita na transição energética como uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável das empresas. Através do binómio Economia & Ecologia, é
possível a criação de valor para as empresas e para o planeta. Trabalha para reduzir as emissões de CO2 através de projectos descentralizados de produção de energia limpa com integração de eficiência no uso da energia. Está presente em toda a trajectória energética dos clientes e na cadeia de valor dos projectos desde o desenvolvimento, construção, operação, manutenção e no financiamento.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM