COIMBRA,18 de Maio de 2025

Ilustríssimo traz a Coimbra mais de 30 ilustradores

15 de Julho 2022 Rádio Regional do Centro: Ilustríssimo traz a Coimbra mais de 30 ilustradores

Durante o fim-de-semana, de 16 e 17, vai decorrer em Coimbra a 3.ª edição do Ilustríssimo – Mercado de Ilustração que vai reunir no Exploratório as três livrarias da cidade dedicadas à ilustração (Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto) e mais de 30 ilustradores.

O mote desta edição do Ilustríssimo é “Os livros não nascem nas árvores”. O evento e as actividades promovidas pelos organizadores têm a missão de aproximar os leitores e envolvidos na criação e promoção do livro ilustrado, dando a conhecer melhor os processos criativos e a cadeia do livro. Este é um espaço de encontro entre ilustradores, cujo objectivo é também divulgar o seu trabalho a apreciadores do género e público em geral.

O mercado vai decorrer num ambiente descontraído, ao ar livre, com a brisa do Rio Mondego e rodeado de natureza. Os visitantes terão contacto próximo com autores, editores e livreiros, com a possibilidade de participar em várias actividades ao longo dos dois dias. O programa conta com oficinas de ilustração, sessões de histórias, apresentações e lançamentos de livros e sessões de autógrafos.

O evento vai ser marcado pela diversidade de oferta. Por um lado, as três livrarias de Coimbra independentes e especializadas em ilustração – Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto, terão livros de várias editoras nacionais, estrangeiras e edições de autor. Apesar de todas serem dedicadas à ilustração, têm uma oferta variada e bastante diferente, cada uma com a sua personalidade. Por outro lado, as três dezenas de ilustradores vão trazer uma abundância de técnicas, suportes e histórias, que vão estar em exposição e disponíveis para os leitores levarem para casa, com dedicatória ilustrada. Será possível adquirir livros, zines, prints, cerâmica e outros artigos relacionados com ilustração.

A ideia do Ilustríssimo nasceu em 2021 e partiu de Sofia Correia, fundadora da Faz de Conto Livraria, que se juntou ao ilustrador André Caetano para reunir em Coimbra ilustradores e quem gosta de ilustração. A livreira anuncia que “nesta edição arriscámos ainda mais e conseguimos reunir um número superior a 30 artistas. O «Ilustríssimo» tem já impacto a nível nacional, sendo um evento reconhecido. Queremos continuar a crescer, promovendo a cadeia do livro e mostrando que os livros não nascem nas árvores, mas sim de várias equipas de pessoas que trabalham para promover a cultura, a arte e a leitura.”

Para além do mercado, o Ilustríssimo promove a exposição “Apanhar ar, apanhar sol”, que exibe algumas das ilustrações originais de Bernardo P. Carvalho do livro com o mesmo nome, com texto de Isabel Minhós Martins e editado pelo Planeta Tangerina. “Apanhar ar, apanhar sol” é uma homenagem ao nosso lugar no espaço, ao Sol, à atmosfera, à Terra. A exposição vai estar patente a partir de hoje (15) a 30 de Aosto no Exploratório, e tem entrada livre.

Ainda no âmbito do Ilustríssimo, no dia 15 vai decorrer o evento inovador a nível nacional – “A Risca – Jornada de Ilustração”, que pretende impulsionar a carreira e melhorar a vida dos ilustradores que nele participarem. A Risca, que esgotou todas as vagas disponíveis, promove oficinas e palestras para que, quem ilustra ou quer ilustrar possa melhorar a sua vida profissional ou começar de maneira mais preparada. Este encontro vai acontecer na Bruaá – Livraria do Convento e no Espaço COL.ECO – Colaboração na Organização Local da Economia Eco Sustentável do Concelho de Coimbra, da APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra.

Para André Caetano, ilustrador e um dos organizadores do Ilustríssimo, “A Risca é o tipo de evento que gostaria de ter tido quando estava a começar a minha jornada como ilustrador.

Ouvir dicas de como contactar possíveis clientes, profissionais a reverem o meu trabalho, e perceber que existem várias opções para ter sucesso como ilustrador, ter-me-ia dado uma enorme ajuda”.

Os ilustradores que vão participar no mercado demonstraram o seu entusiasmo com um evento deste género em Coimbra, que irá proporcionar uma montra do seu trabalho na Região Centro e o encontro com leitores e ilustradores.

“Embora já não vá com muita frequência a Coimbra, considero o Ilustríssimo de grande importância para a cidade, tanto no sentido de apoiar e mostrar o que a cidade já tem, como mostrar à cidade o que há para além dela. Teria adorado que já existisse quando vivia na cidade!”, declara Carolina Martins, uma das ilustradoras que estará presente neste fim de semana dedicado à ilustração.

Mariana Neves, acredita que o Ilustríssimo é “uma óptima plataforma de divulgação de artistas e elo de ligação entre ilustradores, editoras e livrarias. A sua localização em Coimbra é bastante atractiva na medida em que significa um passo em direcção à descentralização de eventos de ilustração e à afirmação da zona Centro enquanto palco de divulgação da prática de ilustração a nível nacional. O evento interessa-me pela possibilidade de poder confraternizar com outros ilustradores, oriundos da Região Centro, como eu, e de outras partes do país; bem como conhecer o trabalho das três livrarias promotoras do Ilustríssimo. Por outro lado, estou entusiasmada para dar a conhecer o meu trabalho em Coimbra, e interagir com o público geral, uma vez que ainda não tinha tido a oportunidade de participar em nenhum evento nesta cidade.”,

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM